Pesquisador da ESALQ/USP participa de programa internacional para apoio a jovens professores

Criado em 1968 pela DuPont, o programa já beneficiou 140 instituições de 19 países

São Paulo, 11 de junho de 2015 - Como parte da sua estratégia global de estimular atividades de colaboração para o desenvolvimento de inovações que atendam as demandas decorrentes do crescimento da população, a DuPont anuncia a lista de jovens acadêmicos que serão  beneficiados com o programa internacional de apoio à pesquisa, o DuPont Young Professor Class 2015. Nos próximos três anos, a empresa destinará mais de US$ 400 mil a este notável grupo de professores para apoiar os avanços científicos em suas áreas de pesquisa.

Roberto Fritsche Neto, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/USP, foi um dos pesquisadores contemplados pelo programa. O acadêmico conduz pesquisas nas áreas de genética quantitativa e seleção genômica para melhoramento do milho. “A DuPont está entre as empresas mais respeitadas na área de melhoramento genético, sendo uma das líderes mundiais neste segmento. Nesse sentido, acredito que a escolha do projeto vai abrir novas oportunidades para o nosso grupo de pesquisa, permitindo importantes avanços”, destaca o pesquisador, o único brasileiro contemplado pela edição 2015 do programa. Roberto possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel/UFPel, mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela ESALQ/USP e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O principal objetivo do DuPont Young Professor Class é impulsionar o início da carreira acadêmica de jovens e promissores docentes de instituições de ensino superior. Desde 1968, o programa destinou cerca de U$S 50 milhões para mais de 700 jovens professores em mais de 140 instituições de 19 países. O programa de bolsas está entre os mais importantes em nível global pela diversidade de pesquisadores, universidades e disciplinas, permitindo a construção de futuras parcerias. Durante os dois anos de concessão da bolsa, os professores serão convidados para participar de eventos especiais da DuPont, quando terão a oportunidade de interagir com a comunidade científica da empresa.

Nesta edição, foram contemplados com a bolsa pesquisadores de nove universidades. São eles:

· Roberto Fritsche Neto, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), Brasil.

· Caixia Gao, Instituto de Genética e Desenvolvimento Biológico da Academia Chinesa de Ciências, China.

· Andrew L. Goodman, Departamento de Patogênese Microbiana & Instituto de Ciência Microbiana da Universidade de Yale, Estados Unidos.

· Gianni Liti, Instituto de Pesquisa sobre Câncer e Envelhecimento do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), França.

· C. Chang Liu, Departamento de Engenharia Biomédica e Química da Universidade da Califórnia, Irvine, Estados Unidos.

· Bradley D. Olsen, Departamento de Engenharia Química do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Estados Unidos.

· Bjørn Panyella Pedersen, Departamento de Biologia Molecular e Genética da Universidade de Aarhus, na Dinamarca.

· William A. Philip, Departamento de Química e Engenharia Biomolecular da Universidade de Notre Dame, Estados Unidos.

· Barry P. Rand, Departamento de Engenharia Elétrica & Centro Andlinger de Energia e Meio Ambiente da Universidade de Princeton, Estados Unidos.

O DuPont Young Professor Class 2015 apoia projetos que apresentam vários componentes que são estratégicos para a ciência e engenharia da DuPont, incluindo pesquisas promissoras nas áreas de biologia e reprodução vegetal, biotecnologia, microbioma humano, ciência de materiais, energia fotovoltaica e engenharia química. Estes interesses estão alinhados com o propósito da DuPont de trabalhar em colaboração para encontrar soluções sustentáveis ​​e inovadoras  que proporcionem uma vida melhor, mais segura e mais saudável para as pessoas em todos os lugares.

Sobre a DuPont

Desde 1802, a DuPont traz ao mundo o melhor da Ciência em forma de produtos, materiais e serviços inovadores. A companhia acredita que por meio da colaboração com clientes, governos, ONGs e líderes de opinião é possível encontrar soluções para os desafios globais, provendo alimentos saudáveis e suficientes para a população mundial, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e protegendo a vida e o meio ambiente. Acompanhe as atividades da empresa no Brasil pelo site www.dupont.com.br,  Twitter @dupontbrasil ou You Tube (youtube.com/dupontdobrasil).