O segredo dos macacões dos pilotos do automobilismo

 

Independente da categoria, segurança é um item obrigatório na composição das roupas e capacetes dos pilotos, demandando tecnologias avançadas para reduzir o risco de queimaduras e fraturas

Neste final de semana, o Brasil recebe a penúltima etapa do campeonato internacional de automobilismo no Autódromo de Interlagos (São Paulo), quando alguns dos temas em alta são velocidade e segurança dos pilotos e mecânicos. A DuPont, por meio da sua divisão de Tecnologias de Proteção, oferece diversas tecnologias que proporcionam mais segurança para escapar de situações de risco, tempo que faz a diferença em determinados acidentes, principalmente aqueles que envolvem o risco de fogo repentino.

Hoje, a tecnologia da DuPont é aplicada na confecção dos macacões utilizados pelos pilotos, engenheiros e mecânicos das equipes. Trata-se da fibra DuPontTM Nomex®, que oferece elevada resistência contra altas temperaturas, além de não propagar a chama. Este é um diferencial importante, permitindo ao piloto o tempo necessário para escapar do fogo repentino, gerado por colisões ou acidentes durante a corrida ou nos boxes. A trama da fibra e a sua composição são responsáveis pela produção de macacões mais leves e confortáveis, facilitando a transpiração do piloto, auxiliando na estabilidade da temperatura do corpo durante as competições e evitando a desidratação do profissional. Além de ser usado no macacão, DuPontTM Nomex® também é aplicado na composição da balaclava, capuz colocado antes do capacete, utilizada para proteger o rosto.

Outra tecnologia também aplicada nas competições é o DuPont™ Kevlar®, material cinco vezes mais resistente que o aço na mesma base de peso, aplicado na produção dos capacetes dos pilotos das mais variadas categorias do automobilismo. Amplamente utilizado pelo mercado militar para a produção de coletes à prova de balas, o Kevlar® é aplicado em uma das camadas do capacete, oferecendo a segurança necessária contra eventuais perfurações por peças que escapam durante a corrida ou mesmo em um acidente. Assim como o pescoço e os braços, a cabeça está entre as áreas mais vulneráveis do piloto, demandando equipamentos de segurança que absorvam o impacto.

O Kevlar® também pode oferecer outros benefícios para os esportes automobilísticos. A fibra pode ser aplicada nos pneus, reduzindo o peso de rotação e, consequentemente, a tensão do motor. O resultado é a maior eficiência de combustível e resistência à abrasão, proporcionando estabilidade nas manobras, retas ou curvas. O material também pode ser aplicado para reforçar as mangueiras do radiador, da transmissão e do turbo compressor, deixando-as mais leves e resistentes.

Confira outras aplicações de Kevlar® no mercado esportivo em http://www.dupont.com.br/produtos-e-servicos/tecidos-fibras-e-nao-tecidos/fibras/videos/kevlar-dare-bigger-cam-zink-profile.html. Para conhecer melhor as soluções da DuPont no mercado de Segurança & Proteção, acesse http://www.dupont.com.br/industrias/safety-protection.html.

Sobre a DuPont

Desde 1802, a DuPont traz ao mundo o melhor da ciência e engenharia em forma de produtos, materiais e serviços inovadores. A companhia acredita que por meio da colaboração com clientes, governos, ONGs e líderes de opinião é possível encontrar soluções para os desafios globais, provendo alimentos saudáveis e suficientes para a população mundial, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e protegendo a vida e o meio ambiente. Acompanhe as atividades da empresa no Brasil pelo site www.dupont.com.br, Twitter @dupontbrasil ou You Tube (youtube.com/dupontdobrasil).