DuPont Kevlar® completa 50 anos como uma das tecnologias que revolucionaram a indústria global

Descoberto pela cientista Stephanie Kwolek, o produto é aplicado em peças automotivas, materiais  esportivos e equipamentos de segurança. O diferencial está na resistência, cinco vezes maior quando comparado ao aço em uma mesma base de peso

São Paulo, 14 de maio de 2015 – Foi em 1965 que a então pesquisadora da Estação Experimental da DuPont (Delaware, Estados Unidos), Stephanie Kwolek, descobriu um material que revolucionaria a indústria global: um polímero de cristal líquido amarelo, conhecido mais tarde como DuPontTM Kevlar®. Leve e muito resistente, o produto se tornou referência quando o assunto é segurança, proporcionando resistência contra altos impactos, inclusive balísticos. A descoberta ocorreu quase que por acaso, durante uma pesquisa para criar materiais mais leves e eficientes, que pudessem ser aplicados na composição de pneus.

“Foi um momento histórico para a DuPont. O produto surpreendeu o mercado pela resistência e leveza, levando proteção para todos aqueles que estão expostos à situações de risco”, destaca Guadalupe Franzosi, diretora da área de Tecnologias de Proteção da DuPont para a América Latina. A executiva explica que a marca se reinventou ao longo desses 50 anos, seja por meio de novas aplicações ou cores que ajudaram na identificação do produto em alguns setores da indústria. “É uma marca reconhecida globalmente e referência quando o assunto é segurança. As diferentes aplicações permitiram levar a resistência de Kevlar® para os mais variados mercados, como industrial, automotivo, aeroespacial e o esportivo”, explica.

Nestes 50 anos de história, Stephanie Kwolek acompanhou de perto as inúmeras aplicações de sua descoberta e como DuPontTM Kevlar® foi decisivo para a proteção de vidas. A pesquisadora faleceu no ano passado aos 90 anos, consagrando-se como uma das cientistas mais importantes da nossa era.

Para celebrar as inovações desenvolvidas, a divisão de Tecnologias de Proteção da DuPont criou uma campanha especial para a marca, Dare Bigger. A nova plataforma de comunicação traduz a resistência, durabilidade e desempenho de DuPont‏ Kevlar® nas situações mais extremas, proporcionando as condições ideais de proteção e segurança. Dessa forma, atletas, astronautas e profissionais da indústria podem superar limites. A DuPont criou um canal exclusivo no You Tube com vídeos que demonstram as infinitas possibilidades com Kevlar®, disponível em https://www.youtube.com/channel/UC9Kjlg-dHpQIuh0BunlgDaQ.

Principais aplicações

Desde o lançamento comercial de DuPontTM Kevlar®, em 1971, são inúmeras as aplicações na indústria, principalmente no mercado de proteção. Entre elas, destaque para o uso do produto em materiais de segurança pessoal, como coletes à prova de balas e capacetes. Parte dos coletes das Forças Armadas e Polícias Civis e Militares, por exemplo, é confeccionada com o material da DuPont, que já foi responsável por salvar a vida de oficiais em operação. A rede britânica BBC registrou essa segurança no minidocumentário “Brasil à prova de balas”. De acordo com o IACP (The International Association of Chiefs of Police), o uso de coletes à prova de balas com Kevlar® já salvou a vida de mais de 6000 oficiais no mundo.

No mercado automotivo, DuPontTM Kevlar® é aplicado na produção de blindagem, componentes de pastilhas de freios ou mesmo nos pneus. Na indústria, o material é a base para a produção de luvas de proteção ou no revestimento interior de mangueiras, umbilicais e tubos (onshore ou offshore), reforçando e garantindo resistência durante a manipulação de materiais. No universo esportivo, o produto também é referência na segurança dos atletas, sendo aplicado nos capacetes dos pilotos da Fórmula 1 e nos equipamentos utilizados para a prática do esqui e do surf. O equilibrista Nik Wallenda bateu o recorde na travessia de dois prédios em Chicago (Estados Unidos) usando uma corda produzida em Kevlar®. Na época, Wallenda abriu mão das redes de proteção.

DuPontTM Kevlar® também protagonizou momentos importantes da evolução aeroespacial. As roupas dos astronautas são produzidas com múltiplas camadas de Kevlar®. A sonda Galileu, por exemplo, contava com um paraquedas cujas alças eram produzidas com o material da DuPont, garantindo assim mais resistência. Até mesmo o cinema fez referência ao produto. No filme “Batman Beggins”, a roupa do homem morcego foi produzida a partir de pedaços de Kevlar® e banhada em titânio.

Um mundo de possibilidades

Apesar de completar 50 anos no mercado, os cientistas da DuPont trabalharam em pesquisas que permitissem ampliar a aplicação do produto para os mais variados segmentos industriais, proporcionando a resistência e a segurança a um número cada vez maior de pessoas. Abaixo, estão algumas inovações nos principais segmentos de mercado.

Automotivo

  • Kevlar® é usado para reforçar as mangueiras do radiador, da transmissão e do turbo compressor dos veículos, proporcionando excelente estabilidade térmica e resistência a produtos químicos.
  • O produto é aplicado em pneus para oferecer resistência contra abrasão e desgaste. O material também proporciona uma condução mais silenciosa e redução no peso rotacional, reduzindo a tensão no motor e, consequentemente, melhor eficiência no uso de combustível.
  • Nas pastilhas de freio, Kevlar® reduz o desgaste geralmente provocado pelo atrito. Por proporcionar estabilidade térmica e resistência à abrasão, as pastilhas com a fibra da DuPont são projetadas para oferecer uma frenagem suave, com vida útil longa e segura.
  • Em relação à segurança, a fibra da DuPont é usada na blindagem automotiva, revestindo a área opaca do veículo (lataria). A proteção balística de DuPontTM Kevlar® pode variar de Nível 1 a Nível 3A. No exército, o material é amplamente usado na blindagem dos veículos militares, como tanque de guerra, carro-forte, jipe e outros.

Petróleo & Gás

  • A solução da DuPont pode ser aplicada nos cabos umbilicais, ou seja, feixes de mangueiras hidráulicas de alta pressão que vão do topo de uma plataforma de perfuração ou instalação de produção, até o controle do equipamento no fundo do oceano.
  • O produto também é aplicado para reforçar dutos de perfuração, tubos que carregam o petróleo do fundo do oceano até a plataforma para refino e produção.
  • A fibra é adequada para reforçar tubos termoplásticos de pequeno diâmetro em aplicações onshore, permitindo grandes taxas de pressão. Além da resistência, o Kevlar® permite que o tubo termoplástico seja uma opção para substituição do aço.

Consumo

A fibra Kevlar® também é utilizada em muitos produtos de consumo, tais como telefones celulares, vestuário e equipamentos esportivos:

  • Os cabos de fibra óptica utilizam uma malha de fibras protetoras, compostas com DuPont™ Kevlar®, cuja função é evitar que o cabo seja danificado ou partido quando manuseado ou puxado.
  • Equipamentos para motociclistas (capacete, jaquetas e calças) podem ser revestidos com a fibra da DuPont. O produto oferece mais resistência, leveza e flexibilidade aos movimentos.
  • Alguns materiais esportivos, como prancha de surf e equipamentos de esqui, usam Kevlar® na composição de alguns produtos. O material oferece mais resistência ao impacto, leveza e mantém a flexibilidade da prancha. Nos equipamentos desenvolvidos para a prática do esqui, o produto oferece leveza e resistência, garantindo agilidade e melhor performance para os atletas.
  • Celulares também aplicam a solução da DuPont para proteger baterias, proporcionando leveza, resistência, proteção e durabilidade aos smartphones.
  • No mercado de aviação, o produto pode ser encontrado no revestimento e nos pneus das aeronaves, proporcionando durabilidade, leveza e resistência aos aviões. Além disso, ele substitui alguns materiais pesados usados na composição da estrutura, garantindo ainda mais segurança para as aeronaves.

Sobre a DuPont

Desde 1802, a DuPont traz ao mundo o melhor da Ciência em forma de produtos, materiais e serviços inovadores. A companhia acredita que por meio da colaboração com clientes, governos, ONGs e líderes de opinião é possível encontrar soluções para os desafios globais, provendo alimentos saudáveis e suficientes para a população mundial, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e protegendo a vida e o meio ambiente. Acompanhe as atividades da empresa no Brasil pelo site www.dupont.com.br, Twitter @dupontbrasil ou You Tube (youtube.com/dupontdobrasil).