O Náilon de Desempenho Leve Aumenta a Eficiência dos Automóveis

Highways

Uma das melhores formas de reduzir a dependência de combustíveis fósseis é aumentar a eficiência dos automóveis por meio do uso de plásticos automotivos moldáveis, de alto desempenho e leves em vez de componentes de metal pesados. Em outras palavras: os plásticos ajudam a tornar os carros mais leves. E a cada redução de 10% do peso, a economia de combustível é aperfeiçoada em 5 a 7% — proporcionando economia na bomba de gasolina e resultando em menos emissões de CO2. A equipe de Polímeros de Desempenho da DuPont empregou sua força e busca coletiva de soluções para trabalhar no náilon, especificamente no náilon Zytel®, um produto da DuPont que já demonstrou seu valor na redução de petróleo entre 1973–74 nos Estados Unidos, quando foi usado para reduzir o peso dos motores nos veículos, aumentando, dessa forma, a quilometragem do combustível.

Nos motores de alta eficiência e alto desempenho de hoje, as pressões são maiores, as temperaturas mais altas, os produtos químicos de arrefecimento mais corrosivos e todo o pacote abaixo da capota é mais estreito. No entanto, o equilíbrio entre desempenho, custos e processamento torna o náilon DuPont™ Zytel® PLUS um material incrivelmente adaptável — apesar da longa exposição a combustível e ar quentes, impacto, cloreto de cálcio, líquido de arrefecimento e outros produtos químicos. É adequado para uso em refrigeradores de ar, silenciadores de exaustão, dutos de ar turbo, tampas de motores, cárteres de motor, componentes de transmissão e tanques da extremidade do radiador, para mencionar apenas algumas aplicações.

O uso do náilon Zytel® PLUS para substituir o metal em aplicações direcionadas pode eliminar 25 libras por veículo. Aplicado aos 72 milhões de motores com construção programada para 2011, isso elimina a necessidade de 144 milhões de galões de gasolina. Uma colaboração contínua como essa entre os especialistas de materiais e os fabricantes de automóveis é essencial para avançar no uso de materiais sustentáveis na indústria automotiva. Superar os desafios de hoje é apenas o início — à medida que cresce o número de pessoas que possuem automóveis no mundo, também aumenta a necessidade de esforços como esse, que nos ajudam a progredir para um futuro em que o uso de energia seja mais eficiente.

Colaboradores

  • CHALLENGE: Energy
  • INDUSTRY: Automotive
  • LOCATION: Detroit, Michigan