Elevando os Padrões de Segurança para Mais de 14.000 Funcionários

plant-690x345

Quando o diretor do grupo de energia húngaro MOL sugeriu pela primeira vez trazer consultores para aumentar os padrões de segurança e desempenho da empresa, ele decididamente enfrentou reações variadas. A empresa não havia sofrido análises de segurança ruins — e com 55 Lesões com Afastamento (LTI) em um ano, muitos acreditavam que já estavam fazendo as coisas certas. No entanto, em comparação, a Associação Internacional de Produtos de Petróleo e de Gás registrou uma taxa de LTI média de metade da do MOL no mesmo período. O diretor sabia que era hora de trazer consultores de segurança externos, que “nos forçariam a fazer o que sabemos que deveríamos.”

O MOL recorreu às DuPont Sustainable Solutions (DSS), uma prática de consultoria de segurança da DuPont, para ajudara a melhorar seus padrões de segurança. A DSS trouxe a melhor experiência prática do setor para o desafio — não apenas instrutores e folhetos — para desenvolver um processo personalizado que incluísse todos os níveis de gerenciamento. Os consultores da DuPont dividiram os problemas de segurança do MOL em duas fases. Primeiro, esquematizaram uma base para uma mudança geral nas atitudes de segurança. Uma vez resolvido isso, concentraram-se em estruturar e adaptar corretamente o sistema de gerenciamento de segurança de processos (PSM) da empresa para motivar e envolver mais de 14.000 funcionários. Juntos, estabeleceram o que se tornou conhecido como o Projeto de Locais de Trabalho Seguro.

Na primeira fase de workshops sobre segurança de processos com o MOL, tornou-se claro para a DuPont que ter um consultor dedicado no local faria uma enorme diferença. Eles escolheram um candidato com mais de 20 anos de experiência para ficar permanentemente à disposição e oferecer apoio e ajuda personalizados. Em um ano, a taxa de LTI caiu quase dois terços e se estabilizou em um nível positivo, graças à colaboração entre as duas empresas. O objetivo colaborativo sempre foi de tornar o MOL autossuficiente — para a DuPont ajudar a identificar as pessoas certas do grupo e treiná-los para que se tornassem instrutores. Uma vez atingido o objetivo, o MOL estabeleceu uma rede de segurança de processos dedicada, sólida o suficiente para ser estendida a outras empresa do grupo no Paquistão e na Rússia.

Colaboradores
    MOL PLC

  • CHALLENGE: Protection
  • INDUSTRY: Oil & Gas
  • LOCATION: Budapest, Hungary