Inovando para um Futuro Sustentável

Sustentabilidade na Next Generation DuPont

Como parte de suas novas Metas de Sustentabilidade para 2020, a DuPont se comprometeu a incorporar ainda mais a sustentabilidade em seu processo de inovação, o que terá implicações importantes na estratégia de negócios da empresa e nos esforços globais para contribuir para um mundo mais seguro, mais saudável e mais sustentável. Linda Fisher, vice-presidente para Segurança, Saúde e Ambiente e diretora de Sustentabilidade, e Douglas Muzyka, vice-presidente sênior e diretor de Ciência e Tecnologia da DuPont, discutem a nova Meta de Inovação Sustentável da empresa para 2020 e o que isso significa para a DuPont e a sociedade em geral.

Linda Fisher

Vice-Presidente para Segurança, Vice-presidente sênior e Saúde e Ambiente e Diretora de Sustentabilidade.

View Media

Por que a DuPont está unindo de forma explicita inovação e sustentabilidade?

Linda: Isso não é algo totalmente novo, mas sim a evolução lógica de um processo que iniciamos há vários anos, quando começamos a incorporar mais intencionalmente a sustentabilidade em nossa estratégia de negócios. Acreditávamos naquele momento - e também agora - que, para uma empresa tão focada como a nossa, faria todo sentido usar o poder da ciência para enfrentar os desafios globais, fortalecendo os vínculos entre inovação e sustentabilidade. Isso inclui todas as etapas do processo de inovação, inclusive P&D.

Como a Meta de Inovação Sustentável para 2020 se relaciona com as demais metas da empresa de produzir e fornecer soluções sustentáveis para os clientes?

Linda: Isso se baseia em nossa outra meta de dobrar os investimentos de P&D em produtos com benefícios ambientais quantificáveis. Superamos essa meta e desde 2007 temos investido cerca de US$ 5 bilhões em programas de P&D que trarão benefícios ambientais. Agora nos desafiamos a elevar esse patamar e fazer ainda mais para incorporar a sustentabilidade em nosso portfólio de inovação. O resultado é a nova meta de Inovação Sustentável que tem como objetivo final guiar nossas escolhas em favor de produtos que promovam um mundo mais saudável, mais seguro e mais sustentável. Vamos acompanhar nosso progresso e mensurar os benefícios quantificáveis gerados por nossas inovações. É claro que esta é uma meta e temos que reconhecer que pode haver produtos que oferecerão valor social não diretamente relacionado com segurança, saúde ou sustentabilidade. No entanto, nosso objetivo é desafiar cada inovação para que contribua nessas áreas.

Na prática, como esse objetivo se realizará?

Doug: Para empresas de base científica, como a DuPont, a inovação é resultado de um processo complexo de vários estágio, que começa pelas demandas dos clientes, continua por meio das descobertas em uma estágio precoce, passa pelo desenvolvimento e, finalmente, chega ao lançamento e à comercialização do produto. Ao longo de cada uma dessas etapas, são tomadas inúmeras decisões sobre alocação de recursos, priorização de projetos e viabilidade comercial. Vamos agora acrescentar a essa mistura o potencial dos nossos produtos de contribuir para um mundo mais seguro, mais saudável e mais sustentável como um critério explícito em nosso processo de decisão. Estamos incorporando esse elemento nos corações e nas mentes das pessoas por toda a empresa, incluindo aqueles que são responsáveis por transformar ideias promissoras em soluções inovadoras

Douglas Muzyka, PhD

Vice-presidente sênior e Diretor de Ciência e Tecnologia

View Media

 

Como vão medir o sucesso no cumprimento dessa meta?

Doug: Até 2020, vamos acompanhar nosso progresso, mensurar e informar os benefícios quantificáveis em segurança, saúde e sustentabilidade gerados pelas inovações. Isso demonstrará que nosso compromisso com a inovação sustentável está enraizado em uma forte crença que temos em relação ao papel crucial que a inovação pode ter para abordar alguns dos desafios ambientais e sociais mais prementes.

O que querem dizer com "mais seguro, mais saudável e mais sustentável" no que diz respeito aos critérios de mensuração da meta de inovação sustentável para 2020?

Linda: Essas palavras têm aplicação muito direta a esse objetivo. Por exemplo, "mais seguro" pode se traduzir como alimentos de melhor qualidade ou como produtos que ajudam a proteger as pessoas ou a reduzir o risco toxicológico. "Mais saudável" pode significar melhor nutrição bem como prevenção e controle de doenças - para pessoas ou para animais. E "mais sustentável" pode cobrir uma ampla gama de benefícios, como o consumo reduzido de energia e água, menos poluição e resíduos e utilização mais eficiente de recursos e material. Informaremos esses benefícios - e outros - à medida que começarmos a desenrolar esse objetivo dentro da empresa. Acreditamos que esses termos são específicos o suficiente para permitir uma mensuração relevante, mas também abrangentes o bastante para incluir um leque vasto de benefícios decorrentes de ações e políticas sustentáveis.