Roupas de proteção contra arco elétrico e chama na sala limpa

Article
 
 
 
Article
Roupas de proteção contra arco elétrico e chama na sala limpa
Marcas em destaque
DPT_Nomex_Photo_Flame Arc Flash Protective Clothing in Cleanroom_Header_Content
 
 
 

Roupas de proteção contra arco elétrico e chama na sala limpa
O comitê de saúde e segurança da empresa exige que todos os operadores na sala limpa realizem a manutenção do equipamento nas roupas de proteção de uso na sala limpa com EPI e arco elétrico. Quais roupas estão em conformidade com padrões na sala limpa e NFPA 70E?

Avaliação de risco
A tarefa de criação da conformidade com vários padrões divergentes (padrões de sala limpa e segurança) pode ser desafiadora. As diretrizes OSHA de EPI são encontradas no 29 CFR 1910.132.
Durante a seleção de um EPI para sala limpa é preciso considerar:
• A ergonomia do trabalho na sala limpa
• Contaminação potencial da integridade da sala limpa
• Conformidade do profissional em usar EPI corretamente
• Estresse calórico do profissional vestindo EPI
• Escorregões, tropeços ou quedas durante o uso do EPI
• Outra conformidade regulatória como EPI estéril

A implementação e a execução de um programa compatível com sala limpa de acordo com IEST-RP-CC003, Garment Considerations for Cleanrooms and Other Controlled Environments, exige que os operadores da sala limpa usem um sistema de roupas compatíveis (macacões, balaclavas, botas e, às vezes, roupas de baixo) construído de 99 por cento poliéster/1 por cento carbono ou 100 por cento poliéster para evitar a contaminação da sala limpa, além de produtos e processos na sala limpa. No entanto, quando em combustão, o tecido à base de poliéster vai derreter e deve causar lesão no operador da sala limpa em caso de exposição a arco elétrico ou fogo repentino. As roupas resistentes a chama tradicionais são construídas de algodões tratados com retardador de chama ou um material inerentemente resistente a chama como fibra DuPont Nomex® que se autoextingue para limitar (não eliminar) a lesão por queimadura. Essas roupas vão descamar partículas que comprometerão a integridade da sala limpa.
A primeira etapa é realizar uma avaliação de risco de acordo com NFPA 2113, Standard on Selection, Care, Use and Maintenance of Flame-Resistant Garments for Protection of Industrial Personnel Against Short-Duration Thermal Exposures from Fire. As fontes de fogo em salas limpas podem ser líquidos, gases ou poeiras inflamáveis. Esse padrão também diz respeito a como treinar operadores para usar essas roupas corretamente, além da lavagem e da manutenção dessas roupas. O grupo de trabalho IEST 3 está finalizando um suplemento para IEST-RP-CC003 para resolver esses problemas para roupas compatíveis com sala limpa e gama de arco e AR (Arc Rated, Classificação de arco). NFPA 2112, Standard on Flame-Resistant Garments for Protection of Industrial Personnel Against Flash Fire, auxiliará na avaliação dos designs e das características das roupas FR industriais e reutilizáveis disponíveis atualmente.

NFPA 70E
A conformidade com NFPA 70E, Standard for Electrical Safety in the Workplace (2015) nos ambientes da sala limpa, exige que todo o pessoal em equipamentos elétricos funcionando a > 50 V usem roupas de proteção contra arco elétrico para evitar lesão. O poliéster é especificamente proibido sob quaisquer circunstâncias quando exposto a partes elétricas ativas funcionando a > 50 V. A indústria automotiva tem usado roupas de classificação e proteção contra arco elétrico na sala limpa que atendam a ASTM F1506 para profissionais expostos a arco elétrico por vários anos nas salas e recentemente todas as indústrias de sala limpa começaram a usar essas roupas nas salas limpas de manufatura deles. A 4ª edição do padrão NFPA 70E 2015 exige que todo EPI de arco elétrico seja testado para ATPV (Arc Thermal Performance Value, Valor de desempenho térmico de arco) para determinar o nível da categoria. A categoria EPI de arco elétrico substitui a categoria de perigo/risco em edições anteriores de NFPA 70E. Na 4ª edição do padrão NFPA 70E, o termo FR foi substituído pelo termo AR. As roupas de classificação de arco também são resistentes a chama.

Tecido AR de arco elétrico para sala limpa
O filamento da DuPont Nomex® é usado para criar a característica resistente a chama e arco elétrico em tecidos para aplicações de sala limpa. O fio Nomex® básico usado nas roupas industriais gera partículas na sala limpa; no entanto, o filamento Nomex® usado em tecidos de proteção e classificação de arco elétrico Nomex® para salas limpas usa a mesma estrutura química de Nomex® em uma forma de filamento para substituir as formas fibrosas usadas na maioria dos tecidos Nomex®. O tecido não entra em combustão, derrete, goteja nem continua queimando; mantém uma barreira em relação a chamas e isola o usuário do calor e resiste ao rompimento.
Na maioria desses tecidos para sala limpa, o filamento Nomex® e o fio de carbono se combinam e formam um tecido. Esse tecido resultante é o compatível com salas limpas, com gama, dissipador de estática e protetor em caso de um arco elétrico ou um fogo repentino (curta duração). Os testes específicos realizados em tecidos de poliéster para sala limpa também são realizados em tecidos de classificação de arco elétrico para salas limpas.

Construção de roupas AR de arco elétrico para sala limpa
As roupas atuais para sala limpa construídas usando-se tecido Nomex® atendem ao EPI de arco elétrico NFPA 70E de categoria nível 1 ou ATPV < 5,0 cal/cm2. A construção em costura das roupas AR de arco elétrico para salas limpas também deve estar em conformidade com IEST-RP-CC003 (ou seja, trama de filamento 100 por cento Nomex® para costura, todas as bordas sarjadas e costuras retas) para garantir compatibilidade com a sala limpa, durabilidade das costuras e encapsulamento das partículas. Todos os outros componentes (ou seja, zíperes com fita de proteção, colchetes de proteção, fechos de neoprene nos punhos em túnel e solados de botas) nas roupas devem ser compatíveis com a sala limpa, com gama e resistentes a arcos elétricos e fogos repentinos. Essas roupas de EPI para salas limpas devem atender a ASTM F1506 ser identificadas como tal para atender a NFPA 70E. Os testes de contenção de partículas (caixa corporal), segundo IEST-RP-CC003, Garment Considerations for Cleanrooms and Other Controlled Environments, podem ser realizados para avaliar a construção das roupas.

Comprometimento do protocolo de salas limpas e roupas de proteção para fogo repentino e arco elétrico
Como NFPA 70E exige que todo EPI usado se baseie no nível de risco, é recomendado que todos os operadores da sala limpa usem as duas camadas das roupas AR de arco elétrico para sala limpa conforme mencionado acima. O uso apropriado dessas roupas exige que elas sejam colocadas corretamente e limpas, inspecionadas e reparadas corretamente ou removidas de serviço. O protocolo de jaleco recomendado exige que as partes de cima e de baixo do traje AR de arco elétrico para sala limpa sejam colocados naturalmente, com roupas de baixo que não derretam como seda ou algodão e sob uma camada adicional de roupas AR de arco elétrico para sala limpa. Para conformidade em ambientes de sala limpa ISO classes 6-8, uma sobrecasaca AR de arco elétrico para sala limpa é colocada por cima das partes superior e inferior do traje do prédio usando-se um protocolo de jaleco para sala limpa ou sobre roupas AR industriais que atendam a NFPA 2112. Um bufante Nomex® descartável é usado sob uma balaclava ou capacete e proteção AR. As luvas AR são colocadas para proteger as mãos e os dedos. Para conformidade em ambientes de sala limpa ISO classes 3-5, um macacão AR, balaclava e botas são colocados por cima das partes superior e inferior do traje do prédio AR de arco elétrico da sala limpa usando-se um protocolo de jaleco para salas limpas recomendado.
Um bufante Nomex® descartável é usado sob a balaclava AR de arco elétrico para salas limpas. As luvas e uma proteção AR são colocadas para proteger mãos, dedos e rosto. Esse sistema de roupas AR de arco elétrico para sala limpa de camada dupla pode ser pesado e quente e, às vezes, os operadores ficam desconfortáveis usando essas roupas por longos períodos nos ambientes da sala limpa. Porém, a pesquisa e o desenvolvimento constantes dos tecidos, dos componentes e a construção dessas roupas, bem como o cumprimento dos compromissos em termos de conforto do usuário, compatibilidade da sala limpa, compatibilidade gama e resistência a chama (níveis 1 e 2 da categoria de EPI de arco elétrico) estão sendo realizados por fabricantes de tecidos e roupas mundiais que oferecem compatibilidade com a sala limpa e com EPI de arco elétrico segundo NFPA 70E.
Todo o pessoal que trabalha na sala limpa deve usar roupas AR de arco elétrico para sala limpa? A resposta se baseia na avaliação de risco da empresa e nos padrões citados neste artigo. IEST-RPCC003.5, que inclui o suplemento de roupas de arco elétrico para salas limpas, estará disponível no final de 2016.
O autor reconhece e agradece a Jennifer Galvin da DuPont, Nathaniel Terry da Burlington Industries, Mark Miskie da White Knight Engineered Products e Dan Campbell da Euclid Vidaro Mfg. Co. pelas contribuições para este artigo.
Jan Eudy é consultora de controle de contaminação/sala limpa, bem como colega e ex-presidente do Institute of Environmental Sciences and Technology. Ela está em Carolina Beach, N.C., e pode ser contatada pelo e-mail
janeeudy@gmail.com.