Toda aramida usada na blindagem de veículos é Kevlar®?

 
 
 

 

A resposta é não. Por isso, para garantir maior segurança de motoristas e passageiros, veja algumas dicas para saber diferenciar o Kevlar® de outros materiais.

O Kevlar® é uma marca registrada da DuPont, que inventou a molécula de aramida na busca pela evolução do nylon balístico — também desenvolvido pela multinacional, três décadas antes. Comercializado há 60 anos, o Kevlar® segue em constante evolução, passando por quatro gerações de aprimoramento para aplicações balísticas. Mais recentemente, a DuPont lançou o Kevlar® EXO™, uma nova molécula com desempenho ainda mais avançado em termos de proteção e durabilidade.

O Kevlar® é o preferido em relação a outras aramidas por sua resistência mecânica e tenacidade excepcionais, além da leveza e durabilidade. Ele é uma fibra sintética para-aramida, cuja estrutura molecular, composta por múltiplas ligações intercadeias, suporta altas tensões e impactos. Essas cadeias são reticuladas com ligações de hidrogênio, proporcionando uma resistência à tração até 8 vezes maior que o aço em uma base de peso igual.

A aplicação do Kevlar® é diversa, sendo usada em coletes à prova de balas, capacetes, luvas e reforços estruturais, como blindagem de veículos.

 

Como identificar o Kevlar®

O Kevlar® tem uma estrutura molecular mais linear e altamente organizada. A olho nu, seu material de composição possui uma cor naturalmente amarelada. Portanto, ele é um tipo específico de aramida, mas existem outras com propriedades e aplicações diferentes.

Separamos algumas dicas de como garantir que seu veículo está recebendo uma blindagem de Kevlar®.

Solicite informações sobre o material utilizado e verifique certificações e aprovações da blindagem: Como já ressaltamos, outros materiais não oferecem o mesmo nível de resistência do Kevlar®. As blindadoras são obrigadas a apresentar o RETEX (Relatório Técnico Experimental) ou Certificado de Conformidade, que deve conter a descrição da solução balística certificada e sua composição. Nesse documento, ficará claro se a solução contém o Kevlar® original da DuPont ou se foram utilizados materiais alternativos e similares.

Investigue a reputação do fornecedor ou oficina de blindagem: Muitas vezes, a indicação de um amigo ou parente, aliado a um preço mais atrativo, nos leva a abrir mão de algumas garantias que, em médio e longo prazo, pode custar caro. A experiência e a credibilidade da blindadora são fundamentais. Pesquise avaliações de clientes, verifique há quanto tempo a empresa atua no mercado e se ela possui parcerias com a DuPont. Uma blindadora séria terá transparência em seus processos e estará disposta a apresentar cases de sucesso.

Solicite testes de desempenho: Apenas a instalação do material não basta – é preciso comprovar sua eficácia. Solicite testes balísticos e relatórios técnicos que demonstrem a resistência do Kevlar® e de outros materiais utilizados. Blindagens de qualidade passam por ensaios rigorosos que simulam situações reais de risco.

Verifique a garantia oferecida para a blindagem: Uma blindagem de alto padrão vem com garantia diferenciada e suporte técnico. Confira se a blindadora oferece cobertura contra defeitos de fabricação e desgaste prematuro, além de assistência especializada em caso de necessidade.

 

Por que escolher Kevlar®?

A DuPont está comprometida com a inovação em materiais de proteção, sendo pioneira no desenvolvimento de aramidas e referência global com o Kevlar®.

Saber a diferença entre o Kevlar® e outras aramidas é crucial para garantir a eficácia e a segurança em aplicações críticas. Utilizar uma aramida errada, como substituir o Kevlar® por outra menos resistente, pode comprometer a proteção e colocar vidas em risco.

Gostou? Clique aqui para saber mais sobre as vantagens e todas as outras aplicações Kevlar®.