Nem só de aço ou de Kevlar® vive o universo da blindagem veicular. Entre os materiais de alto desempenho que vêm ganhando espaço por suas propriedades diferenciadas está DuPont™ Tensylon™, um polietileno de ultra-alto peso molecular, que alia resistência, leveza e eficiência balística em níveis superiores.
Com a proposta de oferecer uma solução equilibrada entre custo, peso e desempenho, o Tensylon™ pode ser até 80% mais leve que o aço — uma vantagem fundamental quando o objetivo é garantir proteção sem comprometer a mobilidade e o consumo do veículo.
Mas sua principal vantagem está no fato de que, diferentemente de outros polietilenos balísticos, o Tensylon™ não é fabricado à base de filamentos, mas sim a partir da extrusão no estado sólido de pós, gerando fitas que são estiradas sequencialmente, o que também oferece resistência estrutural, mantendo sua integridade e desempenho mesmo sob altas temperaturas e em terrenos acidentados. Isso se deve à sua baixa propensão à delaminação, à sua alta resistência a múltiplos impactos (inclusive disparos próximos às bordas) e à facilidade de usinagem, permitindo instalação com parafusos e rebites.
Sua eficácia já foi colocada à prova em situações reais. Mais de 2.400 veículos do tipo MRAP (Mine Resistant Ambush Protected), empregados em zonas de conflito, utilizam o Tensylon™ como revestimento antifissura.
A escolha se justifica por suas características estruturais e balísticas combinadas: baixa deformação, resistência a impactos múltiplos, desempenho estável mesmo sob variações extremas de temperatura e pressão, além da durabilidade reforçada em ambientes severos.
Diferente de outros polietilenos gel-fiados, o Tensylon™ apresenta mínima variação em ambientes adversos, o que o torna ideal para aplicações críticas — tanto como revestimento monolítico quanto em soluções híbridas, mescladas com faces de impacto cerâmicas ou metálicas. Ele atende aos níveis de ameaça balística II, III, IV e superiores, com excelente capacidade de absorver impactos de projéteis de alta velocidade e fragmentações de explosivos improvisados (IEDs).
Produzido por meio de um processo patenteado e eficiente, o material também permite moldagens flexíveis e integração com outras camadas de polietileno, além de poder ser consolidado em autoclaves em níveis muito inferiores aos exigidos por outros polietilenos – uma facilidade a mais para quem o adota.
Para os fornecedores de soluções balísticas, o Tensylon™ representa uma oportunidade única de desenvolver blindagens mais leves, duráveis e estruturalmente resistentes, com menor risco de delaminação e melhor desempenho em áreas sensíveis, como bordas e curvas.
Quer saber mais sobre soluções de blindagem veicular? Clique