O que muda após a blindagem?

 
 
 

O carro blindado exige cuidados específicos, como revisão mais frequente. Além disso, os requisitos para seguro automotivos também passam por alterações

Depois de o carro ser blindado, ocorrem mudanças estruturais importantes no veículo. Por isso, serão necessárias algumas medidas para manter a qualidade da blindagem, além de outros cuidados habituais que já são comuns quando se têm um automóvel.

Carro blindado: cuidados


Apesar de ser muito resistente, a blindagem de um carro precisa de cuidados importantes para evitar que ela se danifique. São atitudes simples, mas que fazer toda a diferença na segurança e na durabilidade da proteção.

  • Não bater a porta do carro com os vidros abertos. Isso pode danificar os vidros e prejudicar a blindagem;
  • Não deixar a porta aberta por muito tempo porque isso pode empená-la;
  • Não deixar o carro no sol. As altas temperaturas são prejudiciais aos vidros dos veículos blindados.
  • Evite choques térmicos: Não lave o seu veículo blindado com água fria após deixá-lo exposto ao sol.
     

Peso da blindagem Veicular


A blindagem mais pesada pode ter, em média, 200 kg, e a mais leve em torno de 170 kg. Tudo vai depender do nível de proteção do carro. Por causa disso, não é recomendado blindar veículos com potência inferior a 90 cavalos.

Entre os materiais mais leves, está a fibra de aramida Kevlar ®. Além da leveza, é um dos materiais mais resistentes e de alta performance do mercado.
 

Revisão de veículos blindados: qual é a periodicidade?


Uma dica importante é que a primeira revisão precisa ser feita 60 dias após a conclusão do serviço. Afinal, no processo de blindagem, o carro é inteiramente desmontado para a inserção dos painéis balísticos. Já as revisões posteriores devem ser realizadas a cada seis meses e a blindagem precisa ser analisada minuciosamente.
 

Seguro automotivo x blindados


Assim como carros sem blindagem, um automóvel blindado também precisa de um seguro. E alguns fatores precisam ser considerados, além de escolher uma blindadora que use Kevlar® Original.

Enquanto a precificação para a apólice de um veículo comum usa critérios como o modelo do carro, idade do motorista e até mesmo estado civil, na lista de carros blindados há mais itens a serem considerados no questionário das seguradoras. Outro fator importante é são as peças de reposição que ficam mais difíceis de serem encontradas no mercado.

A garantia padrão da blindagem é de três anos que pode ser ou não estendida após avaliação cuidadosa do carro. Após o processo de blindagem, o consumidor precisa se certificar que recebeu toda a documentação legal, além de manual com especificações técnicas que também funciona como uma espécie de garantia.