Quais tecnologias são adequadas para o processamento do Tyvek®?

DuPont™ Tyvek® é um não tecido feito 100% de fibras de polietileno de alta densidade. Ele integra as excelentes características do papel, do tecido e do filme. A viabilidade de processamento, assim como o papel, o tecido e o filme, oferece mais possibilidades de aplicação em campos relacionados à impressão, embalagem, design e bens de consumo.

Diferentemente do papel tradicional para impressão, o Tyvek® é um material resistente à água e não absorvente, com um ponto de fusão de 135 °C, o que requer um ajuste adequado dos parâmetros para determinados processos. A seguinte referência rápida para o processamento do Tyvek® é baseada em nosso conhecimento atual e está sujeita a atualização contínua.

Coating/Revestimento
O objetivo do coating em Tyvek® geralmente é atingir certas propriedades/textura (por exemplo, o revestimento de PU), melhor capacidade de impressão/conversibilidade (por exemplo, primer para impressão a jato de tinta à base de água/solvente ou revestimento de vedação térmica) ou até mesmo melhorar o desempenho da tinta de impressão (por exemplo, primer para látex, Indigo, etc).

Vários cuidados que devem ser tomados para o processamento do Tyvek®. Primeiro, verifique a composição do revestimento de acordo com os diferentes requisitos de aplicação. Em segundo lugar, para evitar o encolhimento ou deformação do material é recomendável manter a tensão da bobina abaixo de 1,4 N/cm (para equipamentos sem controle digital, até o ponto para o qual o material não enrugar), é recomendável também manter a temperatura do forno abaixo de 80 °C. Especialmente para o revestimento à base de água, é possível facilitar o processo de secagem do revestimento aumentando o teor sólido da sua composição ou ajustando o fluxo de ar do forno e diminuindo a velocidade da máquina.

Os métodos de coating/revestimento atualmente utilizados no mercado, tais como revestimento por rotogravura ou por rolo, entre outros, podem ser usados de acordo com o efeito desejado.

Laminação
A laminação é uma técnica de processamento comum nas aplicações com Tyvek®. O material pode ser laminado com vários substratos (como papel, filme, tecidos e não tecidos), os adesivos devem ser selecionados de acordo com o substrato. Como o Tyvek® é um não tecido feito 100% de polietileno de alta densidade e um material não absorvente, para melhorar a resistência da colagem quando utilizado um adesivo à base de água ou à base de solvente, é recomendável aumentar o teor sólido e a sua quantidade, assim como evitar o uso de cola oca. A composição do adesivo precisa ser avaliada e testada de acordo com os requisitos da aplicação antes da produção em massa.

Assim como no processo de revestimento, a tensão da bobina deve ser mantida abaixo de 1,4 N/cm (para equipamentos sem controle digital, até o ponto para o qual o material não enrugar) e é recomendável que a temperatura do forno seja mantida abaixo de 80 °C . Para permitir que o adesivo seque completamente, ajuste o fluxo de ar do forno e diminua a velocidade da laminação.

Colagem
O Tyvek® tem sido amplamente utilizado para impressões e embalagens, assim como para envelopes, cadernos, sacolas, caixas, bolsas, etc e, por isso, a técnica de colagem está sendo cada vez mais utilizada no Tyvek®. O material parece um papel, apesar de possuir propriedades bastante distintas. Durante o processo de colagem, bolhas de ar e rugas podem ser facilmente causadas por uma seleção inadequada da cola ou do método de colagem. O Tyvek® é um material não tecido feito de polietileno de alta densidade e também pode ser classificado como plástico. Além disso, o Tyvek® possui uma uniformidade de espessura única e diferente do papel comum. Portanto, na seleção da composição do adesivo, deve ser feita uma adequação para substratos plásticos. Adesivos à base de água, solvente, de aplicação quente (hot melt) e colas de proteína animal podem ser usados no Tyvek®. Para adesivos à base de água ou à base de solvente, a sua composição e o processo de colagem precisam ser ligeiramente ajustados, em comparação com o papel comum. Recomenda-se o uso de adesivos com teor sólido superior a 50% e um aumento adequado da quantidade utilizada. Por exemplo, ao colar Tyvek® com papel ou cartão, é recomendável aplicar cola ao Tyvek® primeiro e deixar secar por algum tempo e também testar o efeito de colagem após 24 horas.

Nota: Assim como na colagem de outros materiais, as características do substrato, as condições de uso final, os requisitos, etc devem ser considerados para a seleção do adesivo. Além disso, é recomendável entrar em contato com o fornecedor do adesivo para selecionar a composição adequada. A avaliação e testes devem ser realizados antes da produção em massa.

Costura
O Tyvek® está cada vez mais popular em bens de consumo e, por isso, a costura está se tornando o processamento mais comum. Como mencionamos anteriormente, o Tyvek® é um material não tecido e, diferentemente do tecido, os furos da agulha não desaparecem após a costura. Portanto, recomenda-se escolher agulhas menores (por exemplo, agulhas nº 10) e não costurar muito densamente para evitar perda de resistência do material. Além disso, o Tyvek® possui uma superfície lisa e escorregadia e, por isso, sugere-se substituir o calcador de metal por um de plástico ou silicone para aumentar o atrito e facilitar a costura.

Para obter instruções detalhadas para a impressão e processamento do DuPont™ Tyvek®,  consulte o suporte do time técnico e de vendas da DuPont.

Para mais informações, baixe o Tyvek® User Guide.