Capas de carga aérea Tyvek™: A ciência por trás das capas

Artigo
Artigo
A ciência por trás das capas | Capas de carga aérea Tyvek™
 
 
 

As capas de carga aérea Tyvek® oferecem proteção avançada contra várias ameaças relacionadas a oscilações de temperatura
Como você está protegendo seus produtos perecíveis e sensíveis à temperatura contra os riscos que os ameaçam?

Cadeia Fria – SUA MAIOR VULNERABILIDADE
De acordo com a pesquisa IATA, quase 60% das oscilações de temperatura ocorrem durante atrasos em pistas. Enquanto estão nas pistas, seus produtos sensíveis à temperatura são submetidos a uma variedade de ameaças que podem causar oscilações de temperatura, entre elas:

  • Temperaturas ambiente extremas
  • Radiação incluindo radiação solar e radiação emitida pela própria pista
  • Precipitação
  • Calor gerado pela transpiração de produtos perecíveis que fica presa abaixo de uma capa protetora

Como a sua proteção atual resolve essas ameaças?

A RADIAÇÃO SOLAR PODE SER A MAIOR AMEAÇA ENFRENTADA
Você sabia que a temperatura abaixo da capa da palete pode ultrapassar muito a temperatura ambiente? A temperatura ambiente é medida em um dispositivo fechado e sombreado, isolado dos efeitos da radiação solar, vento e precipitação.

Mesmo em um dia moderadamente quente – quando a temperatura ambiente atinge 32 °C – a temperatura abaixo de invólucros ou capas de proteção à base de filme pode atingir 75 °C ou mais. Essas temperaturas podem causar efeitos devastadores em seus produtos.

Veja a seguir um resumo dos resultados de um ensaio realizado na Flórida, em março de 2013, demonstrando a capacidade de vários tipos diferentes de invólucros ou capas mais usadas de proteger seus produtos contra a radiação solar.

 
 
 

Teste de temperatura da carga

 
 
 

Espectro solar ASTM no nível do mar

 
 
 

Comparação das temperaturas da superfície (°C)

 
 
 

POR QUE A REFLETIVIDADE É IMPORTANTE

A radiação solar é a principal causa dos altos picos de temperatura nas pistas. Os invólucros e as capas à base de filme não protegem, com eficácia, contra a radiação solar.

  • Os invólucros ou as capas à base de filme transparente (traço vermelho) permitem que a radiação solar seja transmitida para a carga e, em seguida, prenda o calor, criando um efeito estufa. 
  • Os invólucros ou as capas à base de filme preto (traço preto) absorvem a radiação solar e aquecem a carga por meio de condução e emissão.
  • Os invólucros ou as capas à base de filme branco (traço cinza) refletem a radiação solar com mais eficácia, mas ainda conduzem e emitem a radiação absorvida para a carga, resultando em proteção inadequada.
  • As capas de bolhas metalizadas (traço roxo) refletem melhor a energia solar que os invólucros de filme, mas com apenas cerca da metade da eficiência das capas Tyvek® na reflexão dos raios UV e dos espectros visíveis, o que representa a maior parte da energia contida na energia solar no nível do mar. (consulte o gráfico à esquerda)
  • As capas de carga aérea Tyvek® (traço azul) refletem toda a energia em espectros visíveis e raios UV e mantêm a temperatura da carga a 1 oC acima da temperatura ambiente (traço amarelo) – a única capa que anula, com eficácia, os efeitos adversos da radiação solar.
  • Capas Tyvek® de baixa emissividade mostradas acima. Essas capas têm um revestimento exclusivo que melhora ainda mais a capacidade de proteger seus produtos contra a ameaça da radiação solar, resultando no melhor desempenho disponível.
    O que é mais importante para você? Refletividade ou valor "R" ou ambos? Como você decide quais capas ou mantas térmicas usar?

    Se você contar com o teste da câmara térmica e se concentrar no "valor R" ao selecionar uma capa ou uma manta térmica, correrá o risco de oscilações de temperatura. As câmaras térmicas não imitam a exposição da pistas do mundo real porque elas desconsideram o efeito da radiação solar.

    Para proteger seus produtos contra oscilações de temperatura com eficácia, você precisa abordar os três mecanismos pelos quais o calor é transferido:

     

    • Condução – transferência de calor de um corpo/objeto quente para um frio por meio do contato direto
    • Convecção – transferência de calor entre um corpo/objeto e um fluido em movimento (incluindo gases) a uma temperatura diferente
    • Radiação – transferência de calor entre dois corpos/objetos por ondas eletromagnéticas emitidas por um corpo/objeto e absorvida pelo outro
      bem como calor gerado pela própria carga (por exemplo, transpiração de produtos perecíveis), se aplicável.

    Como você está protegendo seus produtos sensíveis à temperatura contra todas essas ameaças?

    POR QUE MAIS ESPESSURA NÃO QUER DIZER MELHOR PROTEÇÃO

    "Não acredito na eficácia com a qual essa capa Tyvek® leve e fina funciona."  

    Ouvimos muito isso.

    Veja a seguir por que mais espessura nem sempre quer dizer melhor proteção.

    • No estudo a seguir, é mostrada a temperatura da superfície das paletes expostas a radiação solar protegidas com capas e mantas térmicas comuns.
    • Você pode ver que a temperatura da superfície da capa Tyvek® quase equivale à temperatura ambiente, enquanto que o invólucro flexível de filme transparente e a manta térmica pesada tinham temperaturas de superfície quase 2,5 vezes mais elevada. Essa energia absorvida é conduzida e emitida na carga, reduzindo o desempenho dessas capas.