Os trabalhadores no setor agrícola enfrentam dois tipos perigosos de riscos.
Embora as doenças virais típicas entre animais (gripe suína, febre aftosa, peste aviária, etc.) não possam ser transmitidas aos humanos, as pessoas que trabalham em contato próximo com animais infectados podem ser tornar facilmente portadores (transmissão cruzada) do vírus em qualquer lugar. Muitos desses vírus podem ser transportados à pele, cabelos e roupas e podem permanecer ativos por longos períodos.
Além disso, o uso de produtos fitossanitários para preservar as culturas faz do agricultor uma das profissões mais perigosas. Portanto, qualquer pessoa que trabalhe com pesticidas ou animais deve sempre usar o equipamento de proteção individual apropriado.
Proteção contra produtos fitossanitários
Ao usar produtos fitossanitários, recomenda-se o uso de, no mínimo, macacões de proteção química CE categoria III tipo 4 (contra aerossóis líquidos aquosos). A proteção tipo 4 categoria III fornece proteção eficaz contra vários aerossóis líquidos aquosos (tipo 4) e ingredientes ativos em forma de partículas sólidas (tipo 5) e proteção limitada contra a pulverização de líquidos (tipo 6).
Devido ao alto risco de exposição a concentrações mais baixas ou mais altas de materiais ativos, solventes ou diluentes durante a preparação, aplicação, limpeza, esvaziamento do tanque e mau funcionamento do spray, recomenda-se o uso de avental ou bata com barreira de permeação química adequada para proteger as áreas mais expostas do corpo contra produtos químicos orgânicos.
Ao escolher o EPI correto, deve-se consultar os dados de permeação química para o tecido de barreira e o produto e o diluente fitossanitários.
Proteção contra riscos de origem animal
As partículas infecciosas podem ser transportadas de várias maneiras, mesmo na poeira, razão pela qual trabalhadores e visitantes precisam de proteção constante. Muitos macacões, particularmente aqueles com costuras inadequadas, permitem a penetração de poeira — colocando seus usuários em risco.
As roupas DuPont™ Tyvek® 600 fornecem uma excelente barreira estanque que inclui costuras estanques. E com costuras sobrepostas e a opção de selar a área do zíper com uma aba autoadesiva, o Tyvek® 600 oferece proteção ideal quando não é necessária a descontaminação.
São preferíveis roupas impermeáveis a líquidos para veterinários, agricultores e outros trabalhadores que entram em contato com animais vivos, fezes ou fluidos corporais infectados ou corpos de animais mortos. O tecido DuPont™ Tychem® 2000 passou em todos os testes relevantes de barreira biológica, de acordo com a EN 14126 (alcançando os mais altos níveis de desempenho), e as costuras e os fechos das roupas Tychem® 2000 passaram em um teste de pressão líquida de 3 bar, fornecendo alto desempenho para a estanqueidade a líquidos durante todo o turno de trabalho.
Descontaminação com desinfetantes
A descontaminação das roupas de proteção após o uso é importante para proteger os usuários contra vários tipos de contaminação cruzada e reduzir a disseminação de patógenos causadores de doenças, como a gripe aviária e a febre aftosa.
Complete sua proteção contra riscos químicos
As luvas Dupont™ Tychem® fazem parte de um sistema único para proteção completa no trabalho.
Luvas de Tychem®
Se você enfrentar vários riscos químicos, enfrente-os com confiança. As luvas Dupont™ Tychem® fazem parte de um sistema único para proteção completa no trabalho.
Roupas de Tychem®
Para proteção contra perigos químicos, os operários industriais contam com roupas de DuPont™ Tychem®.
Equipamento de proteção Tyvek®
O DuPont™ Tyvek® oferece o equilíbrio ideal entre proteção, durabilidade e conforto para o operário em aplicações industriais e ambientes de controle de contaminação, inclusive nas indústrias de manufatura, farmacêutica, automotiva e serviços públicos.