Proteção da contaminação citostática com Tyvek® e Tychem®.
Qualquer trabalho com citoestáticos requer a proteção de trabalhadores contra o perigo das drogas (carcinogênico, mutagênico, impacto reprotóxico). Ao mesmo tempo, é importante proteger o produto contra a contaminação de pessoas.
Citoestáticos são usados como remédios na quimioterapia para inibir a multiplicação de células cancerígenas e também são usado para tratar outras doenças. No entanto, sua toxidade afeta não somente as células cancerígenas como também células saudáveis.
Para prevenir perigos à equipe enquanto lidam com citoestáticos, uma variedade de precauções adequadas deve ser tomada. O que se aplica ao tratamento de substâncias perigosas em geral também é verdade em citoestáticos, isto é, a prioridade deve ser colocada no uso total de todas as medidas técnicas e organizacionais. Por exemplo, deve-se ter cuidado para prevenir a formação de aerossóis citoestáticos e poeira e para evitar a contaminação citoestática durante a produção, prestação, descarte, armazenamento e transporte de tais substâncias. Os perigos à saúde em potencial podem ser provocados mesmo pelo contato de baixo nível com substâncias citoestáticas. Se houver algum risco de contato, o uso de equipamento de proteção individual (EPI) adequado é obrigatório para garantir proteção eficaz em escala completa. A seleção do EPI é normalmente baseada nos achados e nos resultados da análise de risco, além de medidas técnicas e organizacionais.
Essas medidas de proteção se aplicam a toda a equipe que tem contato com citoestáticos, não apenas durante a preparação e a produção, mas também aplicação, descarte, envio e quando estão sendo tratados pela equipe de limpeza e de manutenção.
Tanto a roupa da sala de higiene quanto a roupa de proteção química precisam atender aos mesmos critérios básicos para uso em uma sala de higiene: o material precisa ter baixo desprendimento de partículas, o design dever ser suficientemente vedado e o perigo de recolher partículas na superfície da roupa deve ser reduzido. Para se adequar no tratamento com citoestáticos, as roupas devem também ser confortáveis para usar, elas devem ter uma boa eficiência de descarga eletroestática e a esterilização deve ser possível.
As roupas de proteção Tyvek® e Tychem® - uma combinação de proteção do produto e individual
Assim como o fornecimento de proteção ao produto, as roupas e os acessórios de proteção Tyvek® e Tychem® também atendem às exigências do EPI para roupas de proteção química na Categoria III.
Marcelo Milani, & Gerente de Marketing de Proteção Farmacêutica e Médica na DuPont, disse: "Para simplificar a seleção de roupas adequadas, os citoestáticos podem ser classificados de acordo com suas exigências de barreira respectivas: (a) partículas, (b) solúvel em água e (c) solúvel em solventes. Obviamente, no entanto, essa classificação só é adequada como uma diretriz e não pode substituir uma análise de risco. A seleção de roupa de proteção adequada sempre exige uma análise detalhada das substâncias perigosas e do ambiente de trabalho. O efeito da barreira do material de roupa de proteção é substancialmente influenciado por uma série de fatores, incluindo, estado físico, concentração, temperatura e pressão. Assim como a verificação das exigências de proteção, os critérios como conforto e impacto no ambiente também devem ser considerados na escolha da roupa de proteção".
A roupa de proteção de Tyvek® e Tychem® está disponível em vários modelos, por exemplo, roupa com capuz ou gola, meias integradas, com ou sem costuras, luvas sem dedo etc. A série de produtos é complementada por acessórios como mangas, botas de borracha, protetores de sapato, jalecos, aventais e trajes com fixação posterior.
O custo do descarte residual não é muito alto para os usuários, já que os materiais da Tyvek® e Tychem® não contêm aditivos "críticos" (por exemplo, aditivos com halogênios) e, por isso, podem ser incinerados por conselhos locais. Obviamente, se a roupar tiver sido contaminada por substâncias perigosas, ele deverá ser descartada da mesma forma que as substâncias reais. As regulamentações do descarte relevante se aplicam.