General
6 dicas para conscientizar seu time sobre o uso do EPI!
 
 
 

 
 
 

6 dicas para conscientizar seu time sobre o uso do EPI!

 

Tempo médio de leitura: 07  min.

Garantir que os colaboradores utilizem o EPI é um dever da empresa, mas nem sempre é uma tarefa fácil.

Você já deve ter ouvido, de algum trabalhador, queixas como essas: “usar EPI é incômodo”, “esse EPI é pesado”, “eu não consigo me movimentar bem com esse EPI”.

Mas você sabe como conscientizar os colaboradores sobre os benefícios do uso dos equipamentos de proteção? Para te ajudar nessa tarefa, preparamos 6 dicas completas. Veja só!
 

1- Estabeleça diálogo

Uma boa conversa, além de ajudar a construir uma relação de confiança, também cria um canal direto para falar sobre os benefícios do uso do EPI. E isso torna a conscientização muito mais rápida e fluida.
 

2- Troque os equipamentos vencidos e com avaria

Você já sabe, mas nunca é demais ressaltar, que as recomendações do fabricante quanto ao prazo de validade dos EPIs devem ser seguidas rigorosamente.

Outro ponto de atenção são as avarias. Rasgos, perfurações e outros desgastes podem comprometer a eficiência do equipamento de proteção, que deve ser sempre substituído nessas situações.

Um exemplo são os EPIs contra cortes e abrasão, que precisam sempre estar em perfeito estado para a segurança dos colaboradores.
 

3- Treine seu time

Existe um ditado que diz: “A prática leva à perfeição”, isso também é válido para os EPIs. Use dinâmicas, vídeos, rodas de conversas, dentre outras propostas, que se adaptem bem ao seu time, para salientar os benefícios dos equipamentos de proteção.

Assim todos estarão informados e o melhor: eles podem passar o conhecimento adiante e contribuir para a conscientização de outros colaboradores.
 

4- Faça um manual de como utilizar o EPI

Os treinamentos podem ganhar ainda mais força se houver um manual de utilização do EPI. Cada setor da empresa pode ter as suas instruções em PDF e enviar aos colaboradores por e-mail, intranet e até mesmo no WhatsApp.
 

5- Promova campanhas internas

Crie campanhas internas de segurança que mobilizem as lideranças e todo o time em relação ao uso dos EPIs.

Para isso, use quadros de avisos, envie e-mails, faça posts na intranet e todas as comunicações que o regulamento da sua empresa permitir, com instruções sobre os equipamentos, tutoriais de como utilizar o EPI e alertas sobre os riscos de acidentes.
 

6- Tenha EPIs de qualidade

Para fechar as dicas com chave de ouro: adquira EPIs que, além de alta resistência e proteção, também proporcionem conforto.

E como nós da DuPont somos especialistas nesse assunto, descrevemos algumas das principais características das nossas linhas para te ajudar na escolha do EPI ideal. Confira!

Nomex®: linha destinada a profissionais que precisam de proteção contra fogo e arco-elétrico. Tyvek® essa linha faz a proteção de profissionais que atuam em ambientes contaminantes. Kevlar®: já esta linha é resistente contra cortes e abrasão, assim como a agentes térmicos.

Gostou das dicas? Então, já salve o resumo que preparamos com todas elas para colocar em prática!

Com todas essas informações, é nítido que o trabalho de conscientização sobre o uso dos EPIs vai muito além de averiguar a validade dos equipamentos. Ele também traz outras vantagens, como a diminuição de acidentes de trabalho, o aumento da produtividade e a melhora na qualidade de vida do trabalhador.

Conte sempre com a segurança da DuPont para incentivar seu time a se proteger. Acesse: https://www.safespec.dupont.com.br/ e descubra o EPI ideal.