Construção civil combina com segurança? Confira aqui!

 
 
 

Construção civil combina com segurança? Confira aqui!

 

 

Pensar em segurança do Trabalho é uma questão vital que pede atenção principalmente dos colaboradores que trabalham na construção civil. Afinal, são eles que estão no topo de um triste ranking de acidentes de trabalho. 

Só para se ter uma ideia, uma pessoa que trabalha na construção civil tem o dobro de chances de se acidentar em comparação a outra área de trabalho. Quem aponta isso é a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Mas, foi pensando na segurança dos colaboradores que foram criados regulamentos que ajudam a evitar os tão temidos acidentes.

Que tal conhecer um pouco das regras que existem para proteger os colaboradores desse setor?
 

Formas de proteger a quem ajuda na construção do mundo

No Brasil, existe a NR18 que direciona o planejamento, organização e administração dos canteiros de obras. Essa norma garante:

  • a saúde e integridade física dos colaboradores; 
  • define medidas protetivas e preventivas
  • estabelece atribuições e responsabilidades a quem comanda a obra. 

E tratando de ambientes de 20 ou mais trabalhadores exigem regras específicas que são apresentadas pelo PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção). Nesse programa estão inclusos: 

  • Especificação de proteção tanto individual quanto coletiva;
  • Definição das proteções coletivas de acordo com a fase de execução da obra. 
     

E o meio ambiente, como fica?

Falar em construção e se esquecer do aspecto ambiental da obra é algo que não pode acontecer, principalmente em tempos em que o meio ambiente corre tanto perigo.

Para isso, a construção civil conta com o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) que reconhece, avalia e controla riscos desse tipo que a obra pode vir a apresentar.

É bom lembrar também da permissão de trabalho (PT), pelo qual é permitida a realização de obras em ambientes de risco. Fator super importante na segurança do colaborador.
 

Como construir um diálogo de segurança com os colaboradores?

Outra forma de proteger e dar segurança aos trabalhadores da construção civil é dando instruções com foco na prevenção de acidentes 10 minutos antes da jornada de trabalho.

Instruir o colaborador sobre os perigos focando na prevenção de acidentes é uma medida primordial para que de fato estes sejam evitados. Para isso existe o DDS que seria o diálogo diário de segurança. 
 

Dando a atenção necessária aos canteiros de obras

Alguns equipamentos coletivos se fazem necessários dentro dos canteiros de obras para evitar acidentes e garantir a segurança neles. Vamos conhecê-los?

  • Placas – apresentam cuidados a serem seguidos combinando cores, formas e símbolos;
  • Avisos luminosos – servem para orientar as pessoas que transitam na obra; 
  • Lona impermeável – ajuda a preservar o local de poeira e água. 

Agora munidos de todos estes elementos que ajudam na segurança do colaborador da construção civil, agora queremos saber: você está seguro ao oferecer segurança aos seus colaboradores? Conta pra gente nos comentários.