General
Diga sim para a economia: o que avaliar antes de escolher um EPI
 
 
 

 
 
 

Diga sim para a economia: o que avaliar antes de escolher um EPI

 

Tempo médio de leitura: 7 min.

Economia, qualidade e conforto. Essas são algumas das palavras-chave que devem ser levadas em consideração quando chegar o momento da sua empresa comprar EPIs para os funcionários. Afinal, os custos de um EPI altamente seguro, maleável e eficaz, como os da DuPont, se colocados na ponta do lápis, valem muito a pena. O motivo? Além dessas características, eles são altamente duráveis!

Por isso, se a sua empresa quer um EPI de qualidade e redução de custos, é preciso dizer “sim” para esses 7 itens
 

1.O planejamento de compras de EPI

Compra de EPI bem-feita, é compra planejada. Então, o primeiro passo é fazer escolhas inteligentes e saber quais equipamentos são necessários, quantos, os tamanhos de cada um, quais fornecedores são mais adequados e quando deve entrar em contato com eles. Além disso, planejar a compra de EPI, deixa você e a sua equipe mais tranquilos, caso algum imprevisto, seja ele físico ou financeiro, aconteça.
 

2. O registro de entrada e a saída dos EPIs

Outro ponto importante é listar a entrada e a saída desses materiais. Quantos foram comprados? Quantos foram descartados? Esse controle é essencial, pois auxilia na economia das compras de novos equipamentos e até quando eles devem ser adquiridos.
 

3. O software de gestão

Se o seu ramo de atuação é o ambiente hospitalar, um software de gestão pode ser um grande aliado para controlar o estoque de EPI. Com um sistema operacional assim, você consegue até mesmo elencar os equipamentos que estão próximos do vencimento.
 

4. A compra de EPIs de qualidade

E disso a DuPont entende como ninguém. Os nossos EPIs, além de altíssima qualidade, são duráveis, confortáveis, maleáveis e versáteis. E, mais do que isso, as nossas fibras são confiáveis e têm boa procedência. Um grande exemplo dessas características é a linha Nomex®, que fornece:

  • Alta proteção - não derrete em altas temperaturas.
  • Versatilidade e conforto - socorristas, eletricistas e profissionais militares usam.
  • Durabilidade - pode passar por lavagem industrial ou doméstica sem perder a proteção.

Mas, o que isso significa? Redução de custos, porque a vida útil do EPI da DuPont é longa sem perder nenhuma de suas características de proteção. Na hora de escolher seu EPI, sempre verifique as informações de manuseio e durabilidade.
 

5. Armazenagem correta dos EPIs

Para que o EPI faça jus a sua função, é preciso armazená-lo corretamente. Sendo assim, é válido estudar sobre cada um e seus materiais, para que todos sejam deixados em condições adequadas. Alguns

equipamentos, por exemplo, precisam ficar em locais com pouca umidade e temperatura ambiente. E, a armazenagem incorreta, pode trazer perigo para quem usar o produto.
 

6. Seguir as recomendações de uso do fabricante

Cada EPI tem uma funcionalidade e, cada funcionalidade, tem uma maneira de ser executada. E é justamente por isso que seguir as orientações à risca dos fabricantes é primordial. Pois, se a recomendação está ali, alguém estudou para isso, testou na prática e concluiu que são elas que farão a diferença para economizar e proteger o trabalhador.
 

7. Treinar os colaboradores para o bom uso do EPI

Em muitos casos, a redução de custos começa no investimento. E quando o assunto é segurança, isto se aplica também. Juntamente com o EPI de qualidade, precisa estar o profissional igualmente qualificado e treinado para saber usá-lo e monitorá-lo do jeito certo.

Tem algum outro “sim” que você precisa dizer para garantir a proteção de todos? Conte para gente no LinkedIn.