Tempo médio de leitura: 5 min.
Prevenir acidentes de trabalho é fundamental em todas as organizações. Porque, além de garantir a proteção dos profissionais, essa prática fornece mais segurança no dia a dia, fazendo com que cada funcionário pense antes de agir, preste atenção nos possíveis riscos e cuidem uns dos outros também.
Mas, afinal, como evitar acidentes de trabalho? É realmente possível executar atividades em ambientes de risco sem eles? Com as estratégias (e os EPIs) certos, nós podemos garantir que sim.
Segundo a OIT, todos os anos, 317 milhões de pessoas são vítimas de acidentes de trabalho em todo o mundo, sendo que 2,34 milhões delas morrem devido a tais acidentes.
Estes acidentes poderiam ser evitados com o uso de EPIs corretos.
Entretanto, pode-se dizer que além dos acidentes de trabalho, imprevistos relacionados à doenças mentais e ocupacionais, também podem acontecer.
Vários fatores podem ajudar que acidentes de trabalho aconteçam, porém, podemos citar os maiores deles:
A boa notícia é que acidentes de trabalho quase sempre podem ser evitados de um jeito bem simples.
Todo ambiente de trabalho que se preze, ainda mais os com atividades que possam ter riscos de choques elétricos, cortes e perfurações, precisam fornecer aos trabalhadores todos os equipamentos de segurança. Esta é uma obrigação da empresa e, entre os mais usados, estão:
Junto com os equipamentos de segurança, outros pontos ajudam a prevenir acidentes de trabalho:
Mesmo que o EPI seja para cuidar de cada colaborador de forma individual, na prática, a prevenção de acidentes de trabalho é sempre coletiva.
Nessa hora, o conhecimento também é fundamental. Por isso, é importante que as empresas invistam em cursos, especializações e atualizações para seus funcionários. Dessa forma, todos aprendem sobre as novas tecnologias, treinamentos, protocolos importantes, leis, regras e direitos também.
Você já sabe qual EPI é ideal para evitar acidentes de trabalho no seu dia a dia? Clique aqui para descobrir e nos siga no LinkedIn para saber mais.