General
Mineração: o que não te contaram sobre segurança e EPIs
 
 
 

 
 
 

Mineração: o que não te contaram sobre segurança e EPIs

 

Tempo médio de leitura: 08 min.

O setor de mineração movimenta a economia e gera milhares de empregos todos os anos no Brasil e no mundo.

Mas ao mesmo tempo que esse setor possui alta importância econômica e um grande impacto na sociedade, e diminuir a disparidade nos cargos de liderança.

Mas como diminuir os riscos de acidentes na mineração? Como escolher os EPIs adequados para esse setor? Estas perguntas podem parecer complexas, mas para ajudar com estas questões, existe a Norma Regulamentadora NR 22, que orienta sobre o trabalho nas minas.
 

Qual é a importância da NR 22 para o setor de mineração?

A NR 22 é uma Norma Regulamentadora que abrange todos os aspectos do trabalho na mineração, que devem ser seguidas em todas as minas:  

  • Sinalização dos locais de trabalho: as minas devem ter a identificação da empresa. Todas as estradas e acessos também devem ser sinalizados.
  • Transitação: todas as minas devem possuir um plano de trânsito com regras sobre a movimentação de veículos e a distância mínima entre eles. Além disso, as estradas da área de mineração devem conter placas que indiquem a capacidade de operação e a velocidade máxima permitida.
  • Veículos: eles só podem ser dirigidos por pessoas autorizadas e identificadas para o trabalho nas minas. Outro ponto de muita importância sobre os meios de transporte, é que eles devem ter dispositivos de bloqueio que impeçam seu acionamento por pessoas não autorizadas e sinalização adequada. Além disso, itens como faróis, buzina, espelhos retrovisores, dentre outros, devem estar em excelente estado.
  • Transporte de passageiros: em todas as minas o transporte de pessoas deve ser feito em veículos que tenham condições de tráfego, assento com encosto e cinto de segurança. Também devem ter proteção contra chuva, vento e contato com o teto das galerias e escada para o embarque e desembarque dos colaboradores.
     

Responsabilidades da empresa de acordo com a NR 22

Segundo a Norma Regulamentadora é dever da empresa implementar padrões de segurança  que dentre eles está o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), que deve conter as seguintes etapas:

  1. Antecipar e identificar os fatores de risco à segurança, como exposição a poeira, a agentes químicos e a materiais inflamáveis.
  2. Avaliar os fatores de risco e da exposição dos colaboradores, como o uso de maquinário pesado e objetos cortantes.
  3. Estabelecer prioridades, metas e cronograma, como a implementação de medidas de segurança e o uso de EPIs.
  4. Acompanhar as medidas de controle implementadas sempre com a ajuda de técnicos responsáveis por cada área da mina de extração.
  5. Monitorar a exposição aos fatores de riscos a segurança, sempre observando a saúde dos colaboradores e seguindo as normas de segurança no trabalho.
  6. Registrar e fazer manutenção dos dados por ao menos vinte anos.
  7. Avaliar periodicamente o programa.

Garantir o sucesso de todas as diretrizes citadas acima pode parecer desafiador em um primeiro momento, mas com os equipamentos de proteção adequados tudo isso fica muito mais fácil. E de EPIs para a mineração a DuPont entende muito bem!
 

Conheça as tecnologias DuPont para o setor da mineração

Não é de hoje que a DuPont está presente no ramo da mineração. Ao longo dos anos, as tecnologias das linhas Tyvek®, Kevlar®, Tychem® e Nomex® evoluíram, e hoje além de proteger centenas de colaboradores todos os dias nas minas, também trazem conforto e desempenho.

  • Tyvek®: os macacões dessa linha fazem a diferença devido a sua tecnologia não tecido, que protege contra partículas secas, microrganismos e líquidos não nocivos.
  • Kevlar®: essa linha é muito versátil e resistente contra cortes e abrasão. Um ponto que merece destaque é que a fibra de Kevlar® pode ser encontrada em macacões, luvas, mangas de proteção e até em correias transportadoras.
  • Nomex®: as fibras DuPont™ Nomex® dão aos EPIs alta proteção contra chamas e arcos elétricos. A linha é muito resistente em altas temperaturas: não derrete, não pinga e nem propaga a combustão no ar.
  • Tychem®: os EPIs dessa linha possuem alta resistência contra riscos químicos e ajudam a oferecer proteção até mesmo contra substâncias pressurizadas.

Veja abaixo os equipamentos DuPont adequados para cada área da mineração:

 
 
 
 
 
 

O uso dos equipamentos DuPont trazem desempenho, conforto e segurança aos colaboradores em suas jornadas há mais de um século. Quer saber mais sobre a importância  dos EPIs e como as nossas tecnologias podem ajudar a proteger seu time? Baixe o nosso playbook.