Além de ser uma sigla que parece estar na moda, ESG é um comprometimento necessário para garantir um futuro sustentável para todos.
E – Environmental (Ambiental): tem a ver sobre o aquecimento global, biodiversidade, desmatamento etc;
S – Social: cuida da diversidade, direitos humanos e trabalhistas, satisfação do cliente;
G – Governance (Governança): aborda a gestão interna, conduta da empresa, ética, entre outras questões.
Surgiu em 2004, quando o ex secretário-geral das Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, fez um desafio a 50 presidentes das maiores instituições financeiras do mundo.
Annan pedia soluções para integrar fatores sociais, ambientais e de governança no mercado de capitais até 2030.
Uma empresa que se compromete em ser ESG deve estar ligada às boas práticas tanto ambientais, de governança e sociais.
Veja alguns pontos que envolvem o aspecto ambiental:
Quando se trata da parte de governance ou governança, algumas questões devem ser levadas em consideração, como:
Já quando o aspecto social é abordado, as empresas devem ter compromisso com projetos que beneficiem a comunidade com:
Pelo visto, as companhias têm levado a sério esse comprometimento com a ESG. Calcula-se que os ativos mundiais investidos em estratégias na área somam US $30 trilhões. A projeção para as próximas 2 décadas é que essa cifra chegue aos US $50 trilhões.
Calcula-se que 5 mil pessoas morrem ao ano vítimas de acidentes de trabalho, segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho).
E, para reduzir esse número, foram criadas normas como as citadas aqui:
Preocupada com a sustentabilidade do planeta, a DuPont tem orgulho de dizer que é uma empresa ESG, seguindo todos os protocolos. Por isso, quando se trata de garantir a segurança dos seus colaboradores e do planeta, pode contar conosco sempre.
Estabelecemos nove metas focadas em inovação, operações e pessoas, atrelando os benefícios sociais e ambientais com o crescimento da DuPont. Como foram definidas essas metas? Inspiradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), onde é possível identificar os problemas do planeta e da sociedade que precisam ser resolvidos, as metas foram definidas […]
Quando falamos em DuPont, a marca nos remete a segurança, mas também a cuidado com a sustentabilidade do planeta. Esta última é uma das características que ajuda a companhia a ter cada vez mais credibilidade e visibilidade no mercado. Aqui te damos um panorama geral de quais são as medidas a favor da sustentabilidade que […]
DuPont™ Nomex® foi o principal tema da segunda quinzena de março, aqui no Falando de Proteção. Conteúdos relevantes e curiosos predominaram os posts, como: proteção contra arco-elétrico, Thermo-Man® e sustentabilidade. Os diferenciais do tecido antichamas da DuPont foram destacados em vários momentos e situações diferentes. Cada benefício exclusivo foi colocado em questão quando assuntos importantes […]