Ball Corporation padroniza a sua área de eletrônicos com uniformes de tecnologia DuPont™ Nomex®

 
 
 
 
 
 
 
 
 

RESUMO

  • Historicamente funcionários utilizavam vestimentas de dois tipos: de malha 88/12 e de DuPont™ Nomex® Essential Arc.
  • Colaboradores informaram que os trajes Nomex® Essential Arc duravam mais de 36 meses. 

A Ball Packaging South America (Ball BPSA), filial da multinacional produtora de latas de alumínio para bebidas, decidiu padronizar o uso da vestimenta na sua área de Eletrônicos com a tecnologia DuPont™ Nomex®. O objetivo era reduzir a gravidade de possíveis acidentes em atividades com eletricidade, em especial com arco elétrico, garantindo assim a segurança dos colaboradores responsáveis pelas manutenções dos seus sistemas.

Historicamente, os funcionários da Ball utilizavam vestimentas de dois tipos: de malha 88/12 e de DuPont™ Nomex® Essential Arc. Ambos eram gerenciados de forma similar, inclusive em termos de lavagem e descarte. Os colaboradores eram orientados a substituí-los a cada 12 meses, considerando que poderiam ter seu desempenho prejudicado pelos ciclos de lavagem.

Colaboradores, porém, informaram que, enquanto os trajes de tecido 88/12 realmente se desgastavam após um ano, os de DuPont™ Nomex® Essential Arc pareciam estar íntegros e aptos para o uso mesmo após 36 meses.

Para a elaboração do projeto foram realizadas consultas aos Levantamentos de Aspectos e Impactos Ambientais, Perigos e Riscos (LAIAPR) das unidades,  relatórios de investigação de acidentes, estatísticas de acidentes no período 2017 a 2020 das unidades Brasil, avaliações in loco das instalações e principalmente laudos ATPV (Arch Thermal Performance Value), onde foi identificado o dimensionamento correto de vestimentas para a área de eletrônicos.

Com essas informações dos funcionários e as pesquisas internas que confirmavam a diferença entre os dois uniformes, a Ball passou a implantar os uniformes DuPont™ Nomex® Essential Arc como solução universal para proteger seus eletricistas nas 11 fábricas de latas e nas três plantas de tampas de latas da Ball em operação na América do Sul, a maioria delas no Brasil.