DuPont™ Tyvek® foi escolha da Nissan para evitar acidentes com manejo de CO2 em baixa temperatura

Estudo de caso |
 
 
 

 

RESUMO

  • Montadora melhorou processo de limpeza especial, que usa CO2 em baixa temperatura. 
  • Tyvek® tornou-se um grande aliado para a execução da atividade protegendo colaboradores do risco de geladura - tipo de lesão gerada por contato a baixa temperatura.
  • Com os macacões Tyvek®, colaboradores também diminuem quantidade de EPIs/dia, o que reduziu custos do process
 
 
 

Operando no Brasil desde 2000, a Nissan possui um complexo industrial em Resende (RJ) desde 2014, com capacidade para produzir 200 mil carros e 200 mil motores por ano. Lá, são fabricados modelos como o Nissan March, o Nissan Versa e o Nissan Kicks, além dos motores flexfuel 1.0 12V e 1.6 16V. Uma das diversas etapas do processo produtivo é a limpeza dos jigs (gabaritos) de fixação das portas. Esse passo garante que essas portas não “agarrem”, dificultando o transporte desse item do carro durante o processo de fabricação. A limpeza é feita com jatos de CO2 em baixa temperatura. Esse processo pode retirar resíduos de tinta, óleos, graxas, “biofilmes”, carepas de fundição e solda, colas, poeira, etc. No entanto, esse processo projeta partículas de tinta, além do risco de o CO2 causar lesões conhecidas como geladuras. Para melhorar a proteção dos colaboradores, a Nissan iniciou processo de testes com macacões de proteção feitos com Tyvek®. A adoção do material não foi difícil, já que a Nissan conhecia o produto DuPont, e o EPI já estava aprovado para ser usado na planta industrial. As vestimentas de Tyvek® foram submetidas a testes práticos nas atividades de jateamento por uma semana, com resultados que evidenciaram zero contato de agentes com a pele dos colaboradores, e zero contato com superfície em baixa temperatura. Os macacões de Tyvek® escolhidos também permitem que seja utilizado somente um EPI por dia, garantindo à Nissan redução de custos do processo de jateamento. Houve diminuição significativa nos defeitos relacionados a sujeira de jigs já na primeira semana de implantação.

Entre as conquistas da Nissan, estão:

Em outubro de 2020, a marca histórica no setor de pintura: 400 dias sem acidentes com afastamento.

  • 100% dos funcionários da pintura satisfeitos com os macacões de Tyvek®.
  • Redução significativa dos índices de sujidade nos jigs, baixando os custos de processo e melhoria de resultados de DPHU (quantidade de defeitos a cada 100 carros produzidos).

Encontre o produto de proteção certo para sua aplicação ou indústria com o DuPont™ SafeSPEC™
SafeSPEC™

Encontre o produto de proteção certo para o seu trabalho com o SafeSPEC™.

Procure informações técnicas, vídeos, webinars e estudos de caso sobre o EPI da DuPont
Biblioteca de recursos

Encontre informações técnicas, vídeos, webinars e estudos de caso sobre o EPI da DuPont aqui.

Descubra onde comprar produtos da DuPont
Onde comprar