O Instituto Butantan está usando o EPI DuPont™ Tyvek® em sua produção de vacinas para COVID e reciclagem de roupas para apoiar o meio ambiente

 
 
 
  • Há quatro anos, o Instituto Butantan se qualificou e passou a utilizar os EPIs Tyvek® para a proteção de seus profissionais que manipulam soros e vacinas, incluindo o Coronavac em seus processos produtivos.
  • O projeto também envolve a logística reversa, que em quatro anos desviou cerca de 8 toneladas de resíduos não contaminados dos aterros.
  • O projeto conquistou o primeiro lugar e o Grand Prix nas categorias de Proteção Química do recente Prêmio DuPont de Segurança e Saúde Ocupacional 2021 para a América Latina.

A DuPont é líder mundial em proteção pessoal. O Instituto Butantan é pioneiro no combate à Covid-19, apoiando o desenvolvimento do Coronavac, em parceria com a empresa biofarmacêutica chinesa Sinovac. A união dessas duas grandes forças gerou um projeto que tem ajudado a proteger milhares de pessoas no Brasil, sem deixar de lado a importância da sustentabilidade.

A DuPont oferece excelente proteção para os profissionais de saúde do Butantan durante a pandemia de Covid-19, fornecendo vestimentas Tyvek® para desenvolvimento e aplicação de vacinas. Não só isso: a parceria envolve também um projeto de logística reversa dentro dos princípios de sustentabilidade.

O que é Tyvek®?

Leve e durável, a fibra Tyvek® é contínua: um polietileno de alta densidade respirável, mas resistente à água, abrasão, penetração bacteriana e envelhecimento, tornando-o ideal para uma ampla variedade de aplicações em diversos setores.

Entre os fatores que levaram o Instituto Butantan a escolher o Tyvek® está o fato de os uniformes não soltarem partículas, serem mais resistentes ao rasgo e serem 100% recicláveis, gerando menor impacto ambiental.

Durante a pandemia, o Tyvek® foi escolhido pelo Butantan para ser o EPI dos profissionais que desenvolveram e fabricaram o Coronavac. Para apoiar o aumento da demanda por EPI durante a pandemia, a DuPont não apenas aumentou sua capacidade de produção globalmente, mas também disponibilizou a venda de rolos Tyvek® para produção local adicional de EPI.

O instituto Butantan tem aproximadamente 3.000 funcionários e é um dos maiores centros de pesquisa biomédica do mundo e um dos maiores produtores de vacinas e soros do Brasil.

Mais sobre o Processo de Sustentabilidade Tyvek®, Butantan e Boomera

Como funciona o processo?

  1. O Butantan possui pontos de descarte de macacões dentro do Butantan;
  2. Cada 900kg de macacão é coletado pela Boomera (empresa de reciclagem);
  3. A Boomera passa por um processo de retirada de guarnições, zíperes, elásticos e linhas de costura);
  4. Boomera recicla Tyvek®
  5. Tyvek® reciclado é injetado como matéria-prima para lonas, que são utilizadas pelo mercado agronômico.

Destaques ESG

Este projeto está contribuindo diretamente para apoiar as metas de sustentabilidade da DuPont 2030. Entre 2019 e 2020, a multinacional registrou um aumento de 30% na quantidade de roupas Tyvek® para proteção química e biológica de trabalhadores brasileiros contra a Covid-19. À medida que a necessidade de vacinas no Brasil cresceu dramaticamente, também aumentou a utilização geral das roupas Tyvek® pelo Butantan.

Alinhada aos princípios de sustentabilidade, a parceria entre DuPont e Butantan inclui um projeto de logística reversa que entrega boas práticas para descarte, embalagem, transporte e reciclagem de roupas de proteção Tyvek®.

Ao longo de quatro anos, cerca de oito toneladas de Tyvek® não contaminados foram desviados de aterros sanitários. Após gerar alta proteção aos colaboradores do Butantan, as roupas Tyvek® são recicladas e utilizadas na produção de lonas em diversos tipos e tamanhos. As lonas feitas com Tyvek® reciclado são utilizadas como barreira contra umidade, chuva e proteção contra raios UVA e UVB com aplicações na indústria, agricultura, construção, carga, proteção automotiva ou em residências.

Priorizando a sustentabilidade através da reutilização de materiais

A produção e o consumo sustentáveis envolvem práticas como compartilhar, reutilizar ou reciclar produtos e materiais pelo maior tempo possível para prolongar a vida útil total dos materiais. Essa abordagem ajuda a combater desafios globais, como aquecimento global, perda de biodiversidade, resíduos e poluição. Dessa forma, o conceito ressignifica valor: torna-se contínuo e conservador de recursos. A estratégia central é mitigar o desperdício. Assim, produtos - como os do portfólio da DuPont - já são projetados antecipadamente a partir da lógica circular.

A DuPont está comprometida em integrar os princípios de sustentabilidade em seus modelos de negócios, considerando os impactos do estilo de vida nos mercados que atende. Agradecemos a colaboração com Butantan e Boomera para ajudar a implementar esse processo de reciclagem que já desviou mais de 8 toneladas de resíduos não contaminados de aterros sanitários. Estamos ansiosos para trabalhar com clientes adicionais para implementar projetos de reciclagem para ajudar a cumprir as metas de sustentabilidade de nossos clientes e da DuPont.