A empresa cooperativa de laticínios LAÏTA adota a nova roupa de proteção Tyvek® 800 para a segurança e o conforto dos funcionários dela

General
Processamento de alimentos | Limpeza e remediação
 
 
 
 
 
 

Conforto e segurança no processamento de alimentos

A LAÏTA, uma cooperativa de laticínios da região oeste da França, realiza três atividades principais: a coleta, o processamento e a comercialização de produtos laticínios. O espírito inovador não é apenas um dos valores fundamentais da LAÏTA, mas também o que motiva o desenvolvimento da empresa e garante a sustentabilidade das atividades dela a longo prazo. Isso também inclui a adaptação a desenvolvimentos tecnológicos e a entrega de excelente qualidade diariamente.

No local de produção dela em Yffiniac, onde ingredientes de laticínios secos e crème fraiche são produzidos, as exigências em termos de qualidade são muito elevadas, inclusive as relacionadas a saúde e segurança. Para otimizar a limpeza e a desinfecção de oficinas, ao mesmo tempo em que assegura o conforto e a segurança dos funcionários, a empresa optou pela nova roupa de proteção descartável Tyvek® 800  

As medidas de saúde e segurança tomadas em uma oficina de manufatura de produtos laticínios, como a existente em Yffiniac, são rigorosas. A limpeza e a desinfecção das oficinas, da maquinaria e dos contêineres são de responsabilidade dos operadores que usam detergentes de limpeza para eliminar todos os micro-organismos indesejáveis. Por isso, eles são expostos a vários produtos químicos cuja ordem costuma variar para maximizar a ação antibacteriana.

O uso de pistolas de espuma nessas operações de limpeza exige proteção adequada contra respingos de líquidos de uma grande variedade de produtos químicos. Somente roupas de proteção química Tipo 3 contra líquidos pressurizados são indicadas. Tomar a decisão certa é de extrema importância porque elas devem não apenas atender às exigências de segurança em termos de proteção apropriada do funcionário, mas também ser confortáveis o suficiente para permitir que os usuários trabalhem nas condições certas, sem estresse, conforme explicado por Gunwal Joly, gerente de segurança ambiental do grupo LAÏTA em Yffiniac.

"Embora o equipamento de proteção que estávamos usando antes da roupa de proteção DuPont™ Tyvek® 800 atendesse aos padrões de segurança, ele também tinha várias desvantagens. Era difícil de colocar e muito quente para trabalhar nele. Ele não caía bem, mesmo no tamanho certo. A roupa atrapalhava os movimentos dos funcionários, especialmente na região inferior das pernas, o que poderia causar quedas. É por isso que queríamos encontrar outra solução mais segura e confortável para os operadores responsáveis pela limpeza da oficina."

Depois de estudar todas as roupas Tipo 3 disponíveis no mercado, a LAÏTA optou pela Tyvek® 800 da DuPont. Essa nova roupa de proteção química foi desenvolvida para oferecer uma solução mais eficiente, combinando o máximo em conforto e uma resistência a jatos de líquidos pressurizados normalmente associada a macacões feitos com materiais impermeáveis (como polietileno de camada tripla) que podem ser rígidos, de mau caimento e, acima de tudo, muito quentes para trabalhar.

"A resposta das equipes de limpeza e desinfecção é muito positiva. Elas acham que a roupa Tyvek® 800 é muito fácil de colocar e que cai muito bem. Sendo muito leve, a roupa permite uma liberdade de movimento especialmente apreciada por todos, ao mesmo tempo em que se sentem bem protegidos com a balaclava integrada e os pequenos toques de acabamento nos punhos e nas pernas. Ela é consideravelmente menos quente do que nossas soluções de proteção química Tipo 3 não respiráveis anteriores, e esse é um aspecto realmente importante, porque o uso de água muito quente durante a limpeza aumenta notadamente a temperatura na oficina. Alguns funcionários precisam usar a roupa durante o dia todo ao limpar os contêineres, e o uso da roupa Tyvek® 800 deixou de restringir os movimentos deles."

 

Sobre a Laïta

A LAÏTA, uma cooperativa de laticínios de Grand Ouest, foi fundada em 1º de julho de 2009. Criada com base na cooperação, essa empresa está solidamente presente na terra natal e se espalhando internacionalmente, cultivando a excelência operacional e um espírito inovador relacionado a produtos do leite e derivados.

 

Laïta em números

3.750 produtores de laticínios

1,3 bilhão de litros de leite coletados por ano

2.400 funcionários

 € 1,2 bilhão de faturamento