"É confortável, você não sua tanto e não rasga. Os pintores nas linhas não vão usar mais nada." Shaun Watson, gerente de armazenamento da Severfield UK Ltd
Severfield plc é a maior especialista em aço estrutural do Reino Unido. Semanalmente, a instalação de Dalton em North Yorkshire processa até 1.000 toneladas de aço, tudo destinado a projetos no Reino Unido. Dentre os muitos prédios icônicos com aço da Severfield estão The Shard, centro de exposições The Excel e quadra central de Wimbledon. Quando quiseram um macacão de proteção que fosse leve e permitisse que trabalhassem confortavelmente ao longo dos turnos deles de 10 horas, os pintores no local recorreram à DuPont Personal Protection.
O processo de fabricação
Antiga base da RAF, a instalação de Dalton tem uma vez e meia o tamanho da divisão britânica da siderúrgica Severfield, complementando Lostock em Manchester. A instalação de North Yorkshire ocupa mais de 55 acres e inclui dez linhas de fabricação de aço de ponta, inclusive soldagem e corte. O destino final do aço antes de ser transportado para construção no local são as linhas de pintura e revestimento: o ponto mais alto de uma jornada verdadeiramente impressionante.
O processo de fabricação de aço começa com seções de aço não tratado pesando até 24 toneladas entrando em uma das dez linhas de produção cavernosas onde são cortadas, jateadas, chapeadas e finalmente pintadas. As linhas de pintura são a parte final do processo de fabricação antes do aço acabado ser transportado até o projeto de construção designado. O prazo é curto, com as seções de aço estrutural normalmente precisando estar prontas no local em 48 horas. Atender às expectativas do cliente envolve turnos longos: na Severfield, os profissionais do turno diurno trabalham das 7h00 às 17h30. Então, há uma hora e meia de intervalo até o turno noturno chegar à linha de pintura e trabalhar das 19h00 às 05h30.
As seções de aço não tratado receberão inicialmente um revestimento de tinta primer à base de zinco, usado para proteger o produto da corrosão, enquanto são armazenadas fora até serem levadas às linhas de pintura de proteção contra fogo. Esse revestimento base também oferece adesão para que revestimentos subsequentes sejam aplicados posteriormente ao longo das linhas.
No próximo estágio, a tinta de proteção contra fogo (revestimentos intumescentes) é aplicada ao produto. Como se trata de um processo crítico de segurança, a aplicação do revestimento deve ser completa e precisa. Em caso de incêndio, esse revestimento demora até 120 minutos para que a estrutura metálica do prédio comece a empenar. Ele oferece uma janela crítica para que os ocupantes evacuem e a brigada de incêndio chegue e atenda ao incidente.
Depois do tratamento de proteção contra fogo, o aço receberá um revestimento adicional: normalmente, para proteção contra os elementos caso a estrutura esteja enfrentando intempéries, ou um revestimento colorido caso o arquiteto tenha solicitado uma sombra em especial. Por fim, ele receberá um vedante de proteção antes de chegar à doca de atracamento ao final do corredor para ser retirado e levado adiante.
Desafios de saúde e segurança
As linhas de pintura e spray oferecem riscos à saúde e à segurança variados para funcionários. Trata-se de um ambiente onde profissionais estão suscetíveis a ingredientes perigosos em potencial da tinta. Caso entre em contato com a pele de um profissional, a pele pode causar irritação, inclusive dermatite ocupacional.
Os pintores também trabalham em turnos longos e fisicamente extenuantes que exigem plena atenção aos detalhes. O produto de aço está sempre subindo as linhas, e os profissionais precisam ser precisos nas aplicações dos diversos revestimentos para garantir que ele saia de maneira eficiente. Trabalhando em peças de aço grandes que podem ter até 24 metros de comprimento que podem exigir muitos revestimentos e muita concentração para atender à especificação de um cliente.
Historicamente, os pintores reclamavam da dificuldade de trabalho com macacões e da restrição de movimento deles. Graham Hall, que cuida da equipe de pintura e spray na Severfield, afirma: "Usávamos tipos diferentes de macacões e algumas marcas simplesmente eram muito pesadas ou suavam muito."
Shaun Watson é o gerente de armazenamento do local e supervisiona a compra de EPIs da unidade. Ele recorreu à DuPont para fornecer proteção de macacão para aqueles que trabalham nas linhas de pintura. Além da proteção e da durabilidade, Shaun especificou a necessidade de um macacão confortável e ergonômico.
Soluções de longo prazo
Após uma análise de risco realizada pela equipe de pintura/spray da Severfield, o macacão DuPont™ Tyvek® 500 foi escolhido por atender às exigências. Feita de tecido HDPE (High-Density Polyethylene, Polietileno de alta densidade) Tyvek®, essa roupa leve oferece durabilidade e conforto aos profissionais. Entre as características do design estão mangas e balaclavas elásticas que se ajustam perfeitamente aos contornos de punhos e rosto, evitando que a pele dos profissionais seja contaminada por produtos de tinta perigosos. O macacão também tem um zíper frontal grande, o que reforça um fecho simples – mesmo com mãos com luvas. O mais importante para Graham e equipe, Tyvek® 500 é flexível e responsivo, possibilitando movimentos fáceis e livres enquanto se trabalha ao longo das linhas.
Após a avaliação de risco, Shaun pediu à equipe de pintura para testar os macacões Tyvek® 500 – e eles não decepcionaram.
"Já estamos usando o Tyvek® 500 há quase 20 anos", diz Shaun. "É confortável, você não sua tanto e não rasga. Recebemos comentários dos pintores na linha após os testes e eles não vão querer usar outra coisa."
É um sentimento que ecoa entre os próprios pintores. Disse um: "Trabalhei em quatro ou cinco oficinas de pintura, e os macacões DuPont™ Tyvek® são sempre os melhores."
A relação entre a Severfield e a DuPont continua e apoia proativamente a atitude positiva da empresa de aço em relação à saúde e à segurança, o que vai do nível administrativo à equipe 400. O compromisso deles é claro: A Severfield tem certificações OHSAS 18001 e ISO 14001, além de ter recebido o prêmio de ouro do British Safety Council e RoSPA. Para Shaun Watson, a manutenção de uma boa relação com a DuPont é essencial na sustentação desses elevados padrões de segurança. “Continuamos contando com a DuPont para oferecer auxílio de EPI caso a unidade esteja trabalhando com um novo produto de tinta ou químico, por exemplo. Eles também oferecem treinamento e orientação sobre como usar Tyvek® 500 corretamente, garantindo que funcionários novos e existentes aproveitem todos os benefícios das roupas."
Por fim, boa saúde e segurança são bons negócios – e com a proteção Tyvek® 500’s , os pintores da Severfield podem continuar trabalhando com segurança enquanto contribuem para a força e a beleza permanentes de alguns dos prédios mais espetaculares do Reino Unido.