Os acidentes com mãos e punhos são os mais recorrentes entre os trabalhadores que executam serviços de manutenção em diferentes setores da indústria. Mais de nove mil casos com traumatismo superficial e ferimentos, envolvendo estas partes do corpo, foram registrados pela Previdência Social, nos anos de 2018 e 2019. Com base na análise desses dados e outros relacionados à Segurança e Saúde no Trabalho (SST), o projeto desenvolvido pelo SENAC - Unidade Santo André (SP) para a Testa Transportes teve como objetivo unir boas práticas de gestão com a utilização correta de EPIs (Equipamentos de Segurança Individual), para evitar acidentes desta natureza.
A partir de um levantamento preliminar de riscos, foram identificadas as fontes e circunstâncias geradoras de possíveis lesões ou agravos à saúde dos colaboradores da transportadora, com sede em São Bernardo do Campo (SP). Durante as atividades de manutenção, eles utilizam diferentes máquinas, ferramentas e equipamentos, como serra circular, mini serra, pinador e estilete.
Foi constatado que os EPIs usados não estavam adequados, os deixando vulneráveis a acidentes com ferimentos, perfurações, cortes e queimaduras nas mãos e antebraços. Após pesquisas entre os fabricantes de luvas protetoras, o Kevlar®, produto fabricado pela DuPont, apresentou maior segurança e conforto para trabalhos com riscos de cortes e abrasão. O EPI utiliza uma fibra sintética de aramida muito conhecida pela sua altíssima resistência e leveza. O treinamento com os colaboradores da Testa Transportes, para orientações sobre o uso correto da luva Kevlar® e suas funcionalidades, foi bem sucedido e teve aprovação total da empresa.