Trajes DuPont™ Tychem® e DuPont™ Tyvek® têm a melhor proteção para profissionais altamente expostos a emergências na produção de celulose branqueada. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 

RESUMO

  • A Eldorado Brasil fez uma ampla pesquisa internacional e descobriu que os trajes Tychem® e Tyvek®  eram as melhores opções de segurança para seus profissionais.
  • Os macacões da DuPont mostraram ser adequados e confiáveis para profissionais expostos a diversas substâncias altamente tóxicas.

A empresa Eldorado Brasil, produtora de Celulose Branqueada, localizada na cidade de Três lagoas, Mato Grosso do Sul, criou o PITEM (Programa de Inspeção, Teste, Ensaio e Manutenção), uma ferramenta de gestão de segurança em prevenção e respostas emergenciais, baseada em referências internacionais, para atender áreas críticas. E a implantação do programa em 2021 foi considerada um sucesso.

Antes do PITEM, no final de 2020, os bombeiros acreditavam estar protegidos pelo conceito “Nível A”, mas não tinham um programa de controle adequado que garantisse uma proteção química plena. Nos equipamentos, aparentemente adequados, foram registradas falhas com grave potencial de danos para a vida e a saúde do usuário.

O departamento SEPRE (Serviço Especializado em Prevenção e Respostas Emergenciais), entrou em ação, atualizando no site os principais pontos de atendimentos a emergências químicas, usando a ferramenta PITEM.  Simulações de emergências químicas realizadas no site constataram alguns desvios e escolhas inadequadas, que poderiam aumentar o potencial de acidentes, caso a situação fosse real. O objetivo era definir um procedimento de de capacitação coletiva que abordasse conceitos, produtos, proteção e legislações coerentes.

A pesquisa fez uma correlação de produtos e conceitos “Vestimenta x Nível”,  especialmente para respostas a emergências que envolviam riscos combinados e diversos. Essa correlação não é muito clara na legislação brasileira, e favorece o uso de produtos com potencial risco de acidentes.

E com o apoio de uma pesquisa internacional, que incluiu, entre outras, as normas EPA (Environmental Protection Agency), dos Estados Unidos, a equipe descobriu alternativas. 

No caso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), por exemplo, constataram-se riscos em atividades de respostas à emergência.

As pesquisas e testes comprovaram então a superioridade dos produtos e trajes das linhas Tychem® e Tyvek® da DuPont, que passaram a substituir os modelos concorrentes no mundo, mostrando ser adequados e confiáveis para profissionais expostos a diversas substâncias altamente tóxicas.

O programa ofereceu a Bombeiros e Brigadistas capacitação interna e externa para atendimentos pelo site e nas plantas vizinhas do complexo industrial no estado do Mato Grosso do Sul. No estado de São Paulo, Bombeiros Profissionais Civis, também receberam qualificação em atendimentos químicos. Internamente, a gestão do conhecimento garantiu uma alta confiabilidade nos sistemas e, consequentemente, o sucesso do programa.