General
Dia Mundial da Segurança no Trabalho: 4 dicas para evitar acidentes diários
 
 
 

 
 
 

Dia Mundial da Segurança no Trabalho: 4 dicas para evitar acidentes diários 

 

Tempo médio de leitura: 8 min.

Conscientizar tanto empresas quanto o trabalhador sobre esta data é uma missão importante para diminuir riscos e danos aos quais os colaboradores estão expostos no dia a dia. 

Com esse objetivo, em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) começou a celebrar em 28 de abril o Dia Mundial da Segurança no Trabalho. Uma forma de prestar homenagem às vítimas de acidentes laborais, assim como as do trabalhador que sofre enfermidades devido ao desempenho de suas atividades diárias.

A data foi escolhida em memória às vítimas do acidente na mina de Farmington, nos Estados Unidos, em 1969, que levou a vida de 78 trabalhadores na ocasião, criando a necessidade de melhorias nas condições de segurança no trabalho.

Pensando nisso é que várias iniciativas estão sendo tomadas com relação ao bem-estar do trabalhador, como é o caso da desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O organismo criou objetivos para o desenvolvimento sustentável do meio ambiente no qual consta o bem-estar dos trabalhadores dentro da chamada Agenda 2030. 
 

O cuidado com o trabalhador envolvido na Agenda 2030 

Preocupada com o meio ambiente como um todo e o futuro do planeta, membros da Organização das Nações Unidas (ONU) se reuniram em 2015 e aprovaram 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criando assim a Agenda 2030.

Tais objetivos propõem ações de justiça e melhoria em 5 pontos cruciais para um mundo melhor: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parcerias.

Especificamente, o ODS 8 tem toda uma preocupação com o bem-estar do trabalhador, o que influi na questão de empregos que não tragam prejuízos físicos ou psicológicos, o que é uma forma de assegurar a saúde do colaborador, promovendo o crescimento sustentável e inclusivo, além de cargos produtivos e decentes para todos. Tudo isso para evitar, entre outras questões, que sérios acidentes no trabalho aconteçam diariamente. 
 

O que as estatísticas dizem sobre acidentes de trabalho?

Calcula-se que em escala mundial, por ano, os acidentes de trabalho levam vidas de pelo menos 2,78 milhões de trabalhadores no mundo, segundo dados da OIT. Fator que faz indispensável estar atento ao uso correto de EPIs e buscar saídas para evitá-los.  
 

4 dicas infalíveis para proteger o seu colaborador 

O objetivo destas dicas é evitar que o trabalhador passe por acidentes. Confira a seguir as que separamos para você: 

  1. Teste o equipamento - peça aos colaboradores para que avaliem o conforto, a resistência e se o produto causa alergias. Além disso, garanta que o EPI tenha certificação de um órgão confiável. 
  2. Evite reaproveitar o EPI - a maioria dos equipamentos de proteção individual não devem ser reutilizados, principalmente se usados por muito tempo.
  3. Realize treinamentos periódicos - treine seus colaboradores e explique a importância e os benefícios da utilização do equipamento de proteção individual.
  4. Mantenha o controle sobre as fichas de EPI - as fichas são documentos para organização e controle dos equipamentos de proteção e devem ser mantidas sem rasuras.

Com estas dicas, esperamos que você garanta a segurança e o bem-estar do trabalhador, sempre contando com a presença da DuPont para evitar acidentes. 

 
 
 
 
 
 

Evite riscos, conte com os EPIs da DuPont

Você já sabe que uma das formas de evitar acidentes e garantir a proteção é usando os EPIs adequados. E, para isso, a DuPont oferece linhas de produtos que podem te ajudar a garantir a segurança trazendo benefícios ao seu colaborador.

Contando com todos esses benefícios das linhas da DuPont, você pode garantir a segurança do seu colaborador e celebrar o Dia Mundial da Segurança no Trabalho com mais consciência.

Lembrando que a conscientização sobre a segurança no trabalho deve ser uma preocupação constante, não apenas neste dia, mas todos os dias do ano.