General
4 erros que você não pode cometer quando o assunto é segurança!
 
 
 

 
 
 

4 erros que você não pode cometer quando o assunto é segurança!

 

Tempo médio de leitura: 6 min.

Quem atua na segurança do trabalho sabe: imprevistos acontecem e, alguns deles, podem ser fatais e colocam em risco a vida de toda equipe. Pensando nisso, listamos quatro erros que devem ser evitados para que a segurança seja a maior aliada das suas atividades.
 

Erro nº1 - Não implementar o PGR

PGR ou Programa de Gerenciamento de Riscos, é um conjunto de documentos que une todas as ações e procedimentos que evitam acidentes no ambiente de trabalho. Ele é essencial em todo o tempo, principalmente para quem está começando na empresa ou na área.

Vale lembrar que todo PGR precisa estar sob a responsabilidade de equipes autorizadas da segurança do trabalho e, sempre, deve contar com um Inventário de Riscos e um Plano de Ação.
 

Erro nº2 - Não fazer controle de estoque de EPI

Toda atividade que envolve segurança do trabalho, também envolve equipamentos de proteção. Neste caso, o controle de estoque é fundamental. E, quando falamos nisso, não abordamos somente o número certo de EPIs, por exemplo. O controle de estoque de EPIs aborda a descrição dele, o fabricante, CA, atenuação, quantidade e até mesmo a data em que o equipamento foi devolvido.

Caso haja alguma dúvida ou algum imprevisto aconteça, você pode usar o controle de estoque de EPI como fonte de informação e de segurança também.
 

Erro nº3 - Não ter a Permissão de Trabalho em dia

Este documento é importantíssimo para quem atua com segurança e deve ser preenchido por profissionais da segurança do trabalho antes da execução de suas atividades. A Permissão de Trabalho ou PT, analisa todos os fatores que podem resultar em acidentes e tem as sugestões de soluções, instruções, resgate e controle, caso algum problema aconteça. Aqui, levamos em consideração a segurança do trabalho, não a qualidade dele.

 

Erro nº4 - Não preencher a ficha de EPI

A Ficha de EPI, nada mais é, do que um documento que registra o uso de EPIs essenciais para que o colaborador exerça suas tarefas com segurança. É por meio dela que os profissionais têm o controle dos equipamentos de proteção e garantem que a empresa sempre forneça um EPI de qualidade para os trabalhadores.

Estes registros são tão importantes, que estão em uma das principais Normas Regulamentadoras da segurança do trabalho, a NR-6, que preza pelo fornecimento dos EPIs para as atividades que possam causar acidentes de trabalho.

Você, profissional da segurança do trabalho, sabe mais algum erro que coloca em risco a sua segurança e a dos seus colegas? Compartilhe com a gente e nos siga no LinkedIn para saber mais.