Dia 28 de abril é quando se comemora o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.
Para falar sobre esta data tão importante, começamos com uma curiosidade: você sabe por que este dia cai justamente em 28 de abril?
Bom, a gente responde: é porque há mais de 50 anos, em 1970, 28 de abril foi a data de criação da OSHA, sigla em inglês para Administração de Segurança e Saúde Ocupacional.
A OSHA é uma agência do governo dos Estados Unidos que foi criada para regulamentar a segurança e a saúde no trabalho.
A partir de então, o dia 28 de abril passou a ser usado por outras organizações e para celebrar outros marcos também.
Em 1989, por exemplo, a Federação Americana do Trabalho e o Congresso de Organizações Industriais escolheram o dia 28 de abril para homenagear o “Dia em Memória dos Trabalhadores”.
Alguns anos depois, em 1996, essa data deixou de ser comemorada apenas nos Estados Unidos para, a partir de então, ser celebrada no mundo todo.
Essa mudança aconteceu graças aos esforços da Confederação Sindical Internacional (CSI),
a maior federação sindical do mundo. E aqui cabe dizer que essa mudança veio com um lado bom e um lado ruim.
O lado bom foi poder celebrar essa data no mundo todo, em quase 200 países, conscientizando milhões de trabalhadores sobre a importância de se trabalhar com segurança.
O lado ruim foi a escolha do nome: “Dia Internacional de Comemoração dos Trabalhadores Mortos e Feridos”.
Um nome um tanto quanto triste, não?
Felizmente, esse nome não durou muito, já que em 2001, a Organização Internacional do Trabalho decidiu mudá-lo para o “Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho".
Foi com este nome que, no ano seguinte, 2002, a data “deu entrada” no calendário de datas comemorativas da ONU para então, um ano depois, em 2003, ser finalmente oficializada.
Um nome muito mais apropriado.
Muito mais responsável.
E que tem tudo a ver com a DuPont.
Afinal, quando falamos de Segurança e Saúde no Trabalho, falamos de prevenção. Falamos de proteção. Falamos não de um dia “em memória dos trabalhadores”, mas de um dia dedicado “às memórias que o trabalhador pode e vai construir com suas famílias e seus amigos”.
No final, é sobre isso.
Sobre o trabalhador poder voltar para casa.
Para seus amigos e para sua família.
São e salvo.
A DuPont faz sua parte, ao investir constantemente na pesquisa, criação e desenvolvimento de novas tecnologias - como Tyvek® e Tychem® -, que ajudam a garantir um ambiente de trabalho mais seguro, independentemente da indústria.
Com os EPIs Tyvek® e Tychem®, o trabalhador pode focar apenas em suas tarefas, sabendo que está protegido contra inúmeros tipos de ameaças. Não só isso: ele pode fazer isso com todo o conforto, visto que os EPIs da DuPont são leves, respiráveis e funcionais.
Mas se nós fazemos a nossa parte para garantir que o trabalhador possa exercer suas funções com tranquilidade e segurança, é preciso que as empresas façam a parte delas também.
Como?
Um excelente começo é investir em treinamento contínuo.
É imprescindível que o trabalhador saiba TUDO sobre o uso adequado de EPIs, bem como a importância da escolha e do uso correto desses equipamentos.
Outro ponto importante é a empresa promover a cultura de segurança, mostrando como cultivar um ambiente de trabalho onde a segurança seja prioridade de todos, e monitorar constantemente as condições de trabalho.
Para isso, as empresas contam com o SafeSPEC™, o aplicativo da DuPont que ajuda o trabalhador a se manter protegido de riscos associados às suas tarefas com agilidade, facilidade e eficiência.
A DuPont se orgulha de atuar nas mais diferentes áreas (química, elétrica etc) e de antecipar as necessidades e os desafios de segurança contra ameaças e riscos dos mais diferentes tipos (pressão, rasgo, fogo etc).
Investimos muito.
Trabalhamos muito.
Inovamos sem parar.
Tudo isso para garantir um retorno que não tem preço.
O retorno do trabalhador para sua casa.
Com a saúde protegida.
E a vida preservada.
Dia 28 de abril - Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho