General
Como a DuPont ajuda a proteger contra o risco biológico?
 
 
 

 
 
 

Como a DuPont ajuda a proteger contra o risco biológico?

 

Tempo médio de leitura: 06 min.

Você certamente já ouviu falar sobre risco biológico, principalmente se trabalha em um ambiente com agentes contaminantes. Mas você conhece a forma mais eficaz de garantir a segurança contra essa ameaça?

Para responder a essa pergunta, primeiro vamos explicar o que é de fato o risco biológico. Ele se trata da possibilidade de um colaborador entrar em contato com agentes biológicos patogênicos (como vírus e bactérias), que podem causar sérios danos à saúde, caso não esteja com o EPI adequado.
 

Quais locais de trabalho oferecem mais risco biológico?

Existem uma série de setores da indústria em que o risco biológico apresenta uma ameaça à segurança dos trabalhadores. Alguns deles são:

  • Laboratórios.
  • Hospitais.
  • Indústria alimentícia.
  • Indústria farmacêutica.
  • Empresas de limpeza urbana e hospitalar.
     

Como o risco biológico é classificado?

A classificação é feita com base em 3 pontos.

  • O possível dano que o agente biológico pode causar.
  • A existência de tratamento para a contaminação.
  • O risco da propagação infecciosa de uma pessoa para outra.

Com base nos pontos citados acima, no ano de 2017, a Anvisa criou 4 classes de risco biológico: 

Classe de Risco 1: Agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças. Apresentam pequena ou nenhuma capacidade de propagação e oferecem baixo risco à segurança do colaborador. Exemplos: Lactobacillus spp. e Bacillus subtilis.

Classe de Risco 2: Agentes biológicos que podem causar doenças. Apresentam baixo risco de propagação e oferecem risco moderado à segurança dos trabalhadores. Exemplos: vírus da rubéola e Schistosoma mansoni.

Classe de Risco 3: Agentes biológicos que podem transmitir doenças graves. Possuem risco moderado de propagação e oferecem capacidade de transmissão, de pessoa para pessoa. Exemplos: Febre amarela e o HIV.

Classe de Risco 4: Agentes biológicos com alto poder de contaminação. Apresentam alto risco à segurança dos colaboradores, pois não possuem tratamento eficaz. Exemplo: Ebola.

Dados da PORTARIA Nº 2.349, DE 14 DE SETEMBRO DE 2017.
 

Como proteger os colaboradores contra riscos biológicos?

Para evitar a contaminação e garantir a saúde, assim como a segurança dos colaboradores, existem as normas de Biossegurança, que são um conjunto de medidas para evitar a exposição ao risco biológico. Dentre elas, está o uso obrigatório de EPIs adequados para ambientes contaminantes, como é o caso das tecnologias exclusivas DuPont™ Tychem® e DuPont™ Tyvek®.
 

Como Tychem®  ajuda a proteger a saúde dos colaboradores? 

A tecnologia que a DuPont utiliza em Tychem® oferece alta proteção química contra diversos perigos, como ácido clorídrico, soda cáustica, hidrogênio, nitrogênio, hélio, entre outros. Existem modelos até mesmo completamente encapsulados que protegem contra os perigos da amônia! Da colocação dos zíperes às costuras, os macacões feitos de Tychem®  são pensados para oferecer segurança, conforto e mobilidade ao colaborador.
 

DuPont Tyvek®: mais segurança em salas limpas

Já DuPont™ Tyvek® é ideal para ambientes controlados, como hospitais, salas limpas e os mais diversos locais que oferecem perigos de contaminação. Essa tecnologia é confortável, leve e completamente versátil, já que funciona bem como um EPI, mas também pode ser usada para climatização, embalagem e transporte.

 

A DuPont tem a proteção ideal para cada situação, por isso, antes de se decidir por um EPI, é muito importante entender o tipo de perigo que seu colaborador enfrenta. Visite o site https://www.safespec.dupont.com.br/ e conheça a melhor opção para seu time!