Descubra como a Braskem tem ajudado o meio ambiente usando DuPont™Nomex®

 
 
 

Descubra como a Braskem tem ajudado o meio ambiente usando DuPont™Nomex®

 

O case inscrito pelo Flavio, no Prêmio DuPont 2021, contou com a fibra antichamas DuPont™Nomex® para vencer a nova categoria de Impacto Ambiental.

Além de ter diminuído custos gerais, a ideia de trocar o tecido dos uniformes para que os profissionais estivessem mais protegidos, gerou um impacto na cadeia de funcionários e prestadores de serviço.
 

Como surgiu a ideia

A petroquímica brasileira Braskem registrou um aumento de acidentes com queimaduras entre os anos de 2019 e 2020. Mesmo a maioria dos casos sendo leves e tendo um acompanhamento atento por parte da empresa, em julho de 2020, uma vítima fatal mostrou a extrema urgência e necessidade de substituir os uniformes de algodão pela fibra antichamas DuPont™Nomex®.
Os uniformes deveriam prevenir acidentes comuns em plantas industriais químicas ou petroquímicas. Por isso, foi oferecido aos colaboradores das suas plantas industriais no Brasil, uniformes seguros com DuPont™Nomex®, que protege contra o fogo repentino e arcos elétricos.
 

As contribuições para o meio ambiente de DuPont™Nomex®

A Alsco é uma empresa comprometida com a sustentabilidade, e foi escolhida pela Braskem para confeccionar, alugar, lavar e distribuir os novos uniformes com DuPont™Nomex® nas instalações da petroquímica.

Assim, a petroquímica que antes tinha dois prestadores de serviços (um para uniformes antichama de algodão tratado e outro para uniformes de algodão puro), passou a trabalhar somente com a Alsco.

Como a empresa possui um sistema de RFID que permite o rastreamento online de cada calça e camisa, fazendo a gestão para cada usuário, com seu tamanho definido, número de lavagens e localização da peça, a Alsco otimizou de maneira significativa a logística entre plantas e lavanderias, com redução do consumo de combustível.

Outros benefícios sustentáveis que essa mudança trouxe, são:

  • Uniformes confeccionados com DuPont™Nomex® têm um peso quase 20% menor na gramatura do tecido;
  • Maior durabilidade em comparação aos de algodão, assegurando menor geração de resíduos não perigosos; 
  • Produtos e uniformes contaminados são corretamente descartados. 

Assim, os novos EPIs reduziram a gravidade das lesões por fogo repentino ou arcos elétricos e ainda contribuíram de maneira sustentável com o planeta.

Sustentabilidade merece prêmio

Assim como muitos outros cases que marcaram a história do Prêmio DuPont, o case do Flavio Daniel de Barros, da Braskem, tem um significado importante para o prêmio. Isso porque, a categoria de Impacto Ambiental é nova na premiação e já chegou tendo como primeiro vencedor uma história relevante com DuPont™Nomex®, que impacta de fato o meio ambiente.

Além disso, outras categorias vencedoras também apresentaram histórias que contribuem para a sustentabilidade. Para conhecer mais sobre elas e os outros vencedores, é só acessar aqui.

 
 
 
 
 
 
 
 
 

Posts relacionados:

Descubra quem levantou a taça do Prêmio DuPont 2021

Na noite de ontem, conhecemos os vencedores do Prêmio DuPont 2021 em uma cerimônia que entrou para a história.  Unidos pela proteção, craques em Segurança do Trabalho de toda a América Latina tiveram a oportunidade de aumentar seu networking, fechar novos negócios e conquistar visibilidade internacional na premiação mais esperada do ano.  As chances de […]

LEIA MAIS

Relembre os cases que marcaram a história do Prêmio DuPont

Durante estas 11 edições do Prêmio DuPont vários cases marcaram a história da premiação. E para já entrar no clima da cerimônia de 2021 vamos fazer uma viagem no tempo pelos grandes campeões das últimas edições? O bem-estar acima de tudo Em 2019, um case da Whirlpool foi ganhador na categoria Proteção Química. A equipe […]

LEIA MAIS