Fogo no mar! Você está correndo risco nas plataformas de O&G sem esses EPIs

 
 
 

Fogo no mar! Você está correndo risco nas plataformas de O&G sem esses EPIs

 

De fogo a radiação, o perigo está presente nas plataformas de exploração e produção de petróleo. Por isso, os EPIs se tornam indispensáveis nesse ambiente tão importante para a indústria de óleo e gás.


As principais plataformas de petróleo

A extração desse combustível fóssil não é uma tarefa fácil. Infraestruturas são montadas até mesmo no fundo do mar para encontrar esse líquido tão valioso. Por isso, o trabalho em ambientes naval e estaleiro precisa de EPIs. Entenda mais desses riscos conhecendo alguns tipos de plataformas:

  • Navio-sonda: plataforma flutuante com casco em forma de navio. Usada para perfuração de poços longe da costa.
  • Plataforma fixa: estrutura rígida, fixada no fundo do mar por um sistema de estacas cravadas. É uma instalação mais simples que permite a perfuração de poços e a produção de petróleo em lâminas d’água de até 300 metros.
  • Plataforma autoelevável: formada por uma balsa e três ou mais pernas de tamanhos variáveis, que se movimentam até atingirem e se assentarem no fundo do mar. É usada para perfurar poços em águas rasas, até 150 metros de lâmina d’água.
  • Plataforma semi-submersível: indicada para grandes profundidades na perfuração de poços e produção de petróleo. É formada por um ou mais conveses, apoiado por colunas em flutuadores submersos.
  • FPSO – Floating, Production, Storage and Offloading: plataforma flutuante, convertida a partir de navios petroleiros, na maioria dos casos, pode produzir, armazenar e transferir petróleo. Indicada para águas profundas e ultraprofundas. Muito usada em locais mais isolados.


Segurança exclusiva para atividades navais

Dentro da indústria da construção, reparação e desmonte naval, existe uma norma regulamentadora que garante a segurança de todas as plataformas citadas acima junto com o uso adequado de EPIs. O nome dessa norma é N34.

Ela garante os requisitos mínimos e as medidas de proteção à segurança, à saúde e ao meio ambiente de trabalho nas atividades navais, incluindo suas embarcações e estruturas.

Para entender mais sobre orientações e compromissos dessa norma, acesse nosso post Ambientes navais e estaleiros pedem cuidados e norma exclusiva, a NR 34.


Prevenindo e protegendo com EPIs

Devido aos diferentes tipos de plataformas e embarcações que fazem a exploração e produção do petróleo, diversos trabalhos são realizados nelas. E cada atividade tem um risco que pede EPIs específicos. Confira abaixo:

 
 
 
 
 
 

A DuPont está presente no setor de petróleo e gás há muitos anos entregando EPIs confortáveis, resistentes e duráveis. Para saber mais sobre eles, acesse https://www.safespec.dupont.com.br/ e se tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários que a gente responde.

 
 
 

Posts relacionados:

Ambientes navais e estaleiros pedem cuidados e norma exclusiva, a NR 34

Que segurança e saúde do trabalhador são pautas de muitos segmentos, muita gente já sabe. Mas você sabia que quando falamos de alguns setores, existem normas regulamentadoras específicas? Pois este é o caso da indústria da construção, reparação e desmonte naval e da NR 34.   NR 34: o que é e pra que serve? […]

LEIA MAIS

Ambientes naval e estaleiro. Você sabe mesmo se proteger neles?

Quando o assunto é segurança no ambiente de trabalho, todas as áreas são importantes: dos EPIs que a equipe usa às normas de conduta no local de trabalho. Mas de todos os setores de segurança, poucos apresentam tantos desafios quanto os ambientes naval e estaleiros. Estar em alto mar requer cuidados e atenções exclusivos, além […]

LEIA MAIS