Tempo médio de leitura: 8 min.
Quando pensamos em segurança, pensamos também em tecnologia. Afinal, a IA ou Inteligência Artificial, chegou para mostrar que a ciência é benéfica em muitos aspectos, e a proteção no ambiente de trabalho é um deles. Mais do que otimizar processos e identificar padrões, a IA tem um papel fundamental no dia a dia do trabalhador. E, em parceria com EPIs de qualidade, como os da DuPont, estabelece rigorosos padrões de segurança em poucos (e importantes) passos.
Para que os trabalhadores tenham cada vez mais segurança, a IA atua na proteção da integridade física deles, minimizando riscos e fornecendo vantagens na gestão da própria empresa. Em canteiros de obras, por exemplo, a IA é um artifício usado com frequência e tem feito a diferença na rotina de quem trabalha por lá. Na prática, funciona mais ou menos assim: há uma câmera instalada no local, que identifica se o trabalhador está em perigo ou cometendo alguma infração. Veja a imagem abaixo:
Além de evitar riscos no ambiente de trabalho, a IA vai além e identifica outros detalhes valiosos:
Assim, a empresa consegue avaliar em quais períodos ocorreram mais imprevistos e o que pode fazer para que eventualidades dessa natureza não aconteçam mais.
Por conta da ausência de segurança em algumas atividades, doenças como Lesão por Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), Dermatose Ocupacional e problemas na coluna podem ser diagnosticadas. E, aqui, IA identifica quais comorbidades mais afetaram os profissionais.
Dado importante para profissionais que não abrem mão da organização e da proteção. Aqui, a IA fornece as informações de quantas vistorias foram feitas e, interligada com outras informações, como o total de acidentes de trabalho, consegue avaliar os próximos passos para garantir a segurança de todos.
Assim como no infográfico que postamos mais acima, a falta de EPIs ou o uso incorreto deles também é indicada pela IA. Dessa forma, líderes das áreas relacionadas conseguem ajudar na segurança dos seus colaboradores e detectar quais e quantos EPIs faltam para executar as atividades.
Assim como reduzir acidentes de trabalho é importante, assim também é a necessidade de diminuir o tempo em que eles são resolvidos. E, neste caso, a IA atua com excelência e, mais uma vez, ajudando você e sua equipe a melhorar cada vez mais a relação entre empresa x segurança x colaboradores.
Da mesma forma que a IA é importante para evitar acidentes de trabalho, treinamentos relacionados a este assunto também são, e a tecnologia identifica até quantos cursos cada profissional fez.
Como sabemos, a IA funciona como um braço importante na preservação da integridade física do trabalhador. Mas apenas ela não é suficiente. É preciso fazer o uso correto dos EPIs e, cada ramo, exige um equipamento diferente.
Resiste a produtos químicos de baixa concentração, baixa pressão e à base de água, além de partículas com tamanho mínimo de 1 mícron.
Protegem contra muitos perigos químicos, incluindo produtos químicos pressurizados.
Potente em atividades que necessitam de proteção contra calor, chamas e arcos elétricos.
Ideal para proteger o trabalhador dos perigos mecânicos, cortes e abrasão.
Além da IA, qual outro elemento de segurança você usa no seu ambiente de trabalho? Continue de olho no blog DuPont para saber mais e também em nosso perfil no LinkedIn.