O cuidado e a proteção das mãos são essenciais para qualquer colaborador das mais diversas áreas de atuação. E você já sabe que pode contar com as luvas Kevlar® para esta missão.
Mas engana-se quem acredita que não existam regras especiais, ou melhor dizendo, normas que regem a qualidade deste produto da DuPont.
Trata-se da norma internacional ISO 13997 (Organização Internacional de Padronização, em tradução livre do Inglês) que, em outros países, se desdobra em outras como: ASTM F1790 (nos EUA) e EN 388 (na Europa), por exemplo.
Nesta padronização, são avaliadas a resistência de cortes de materiais como:
No entanto, este padrão não se aplica à resistência e à penetração de objetos como alfinetes.
E, quanto maior a sua classificação de força, mais resistente ao corte é a luva. A borracha Neoprene (material presente nas luvas Kevlar®) é usada como medida para provar lâminas afiadas.
Cinco níveis são os que definem a resistência ao corte da lâmina para luvas. Sendo 5 a proteção mais alta e 0 a mais baixa.
Quando se trata de luvas específicas para proteção das mãos, há algumas questões a serem consideradas, como:
Para testar o corte de lâminas, é colocada a mesma presa a um transportador. Este faz um movimento horizontal para puxar a mesma placa através da amostra de luva.
É também determinada uma velocidade com a distância percorrida até que o corte seja, efetivamente, realizado. Assim, é possível saber a eficácia do tecido Kevlar® (como exemplo) a um acidente com lâminas.
Agora que você está sabendo um pouco mais sobre a ISO 13997, queremos saber de você o que você achou deste post. Conta pra gente nos comentários!