Saber diferenciar a Tecnologia Inerente da Tecnologia Tratada é uma das principais informações que você deve ter em mente antes de comprar um EPI. Isso porque as características e propriedades de proteção dessas tecnologias têm relação direta com seu valor. Entenda qual a melhor opção para a sua empresa, nesse post.
Identificar os riscos aos quais os colaboradores estão expostos é necessário para saber qual a melhor tecnologia para a situação, assim como saber o que é verdade e o que é mentira em relação a cada tecnologia.
Tecidos inerentes são os mais indicados para EPIs de profissionais expostos ao calor e riscos de explosão, principalmente quando comparados a tecidos quimicamente tratados. Isso se deve ao fato de que a tecnologia inerente possui uma resistência à combustão, que está na composição estrutural e na forma como a fibra do tecido é criada.
Já a tecnologia tratada, mesmo com tratamento químico que torna a superfície resistente às chamas, acaba entrando em combustão facilmente. Além disso, durante a utilização e/ou acidente, tecidos com materiais tratados podem perder suas propriedades de resistência a fogo (RF).
Por causa da estrutura molecular da aramida, que é um dos materiais inerentes encontrados no DuPont™Nomex®. Esse tipo de material precisa de uma grande quantidade de calor para entrar em combustão, e mesmo quando acontece, a duração das chamas é curta, já que a aramida libera pouca quantidade de gás inflamável.
Portanto, a tecnologia inerente não deixa o usuário vulnerável à exposição ao fogo e a liberação de gases da combustão da proteção química, como acontece no caso de tecidos com algodão tratado.
Um dos principais benefícios da tecnologia inerente é que a inerência é uma característica molecular, portanto não pode ser modificada. Isso significa que a lavagem não altera a estrutura da molécula da aramida de um EPI com DuPont™Nomex®, por isso não diminui a proteção do tecido.
Tecidos confeccionados com materiais inerentes, como DuPont™Nomex®, possuem um valor acima dos tecidos de algodão com tratamento químico, porém há a questão da maior durabilidade do material inerente atrelado a todos os outros benefícios já citados aqui.
Analisando a durabilidade, a resistência à combustão e lavagem, e o fato nunca perder suas propriedades de resistência ao fogo (RF), podemos concluir que a tecnologia inerente dá mais longevidade para o EPI, trazendo também um melhor custo-benefício.
Agora que você já conhece as características e propriedades da tecnologia inerente, é possível identificar que EPIs com materiais inerentes são a melhor escolha. DuPont™Nomex® possui todas as propriedades dessa tecnologia, garantindo qualidade, conforto e alta proteção. Confira maiores detalhes e informações sobre DuPont™Nomex® em www.safespec.dupont.com.br