Muitas perguntas surgem durante a busca de novos equipamentos de proteção. Abaixo estão as respostas para algumas das perguntas mais comuns.
O que é TPP?
O que é tolerância a danos térmicos?
O que é Nomex® IIIA? É uma fibra ou uma combinação de fibras?
O que significa: produtos fabricados de “Nomex® com Kevlar®”?
Quais os benefícios do fio de filamento Kevlar®?
Qual é a diferença entre tecidos coloridos e tecidos tingidos por peça?
O que é TPP?
Resposta: TPP significa Thermal Protective Performance (Desempenho de proteção térmica). A classificação do TPP de um tecido ou composto refere-se às suas características de isolamento térmico quando protegem o usuário do fogo. O TPP é medido usando uma combinação de chamas e fontes de calor radiante com um fluxo de calor de 2 cal/cm2-seg. A chama é aplicada à superfície externa de uma área quadrada de 10 cm do tecido ou composto. É registrado o tempo necessário para atingir o equivalente a uma queimadura de segundo grau no calorímetro de cobre do outro lado da amostra. Esse tempo (em segundos), multiplicado pelo fluxo de calor da exposição, fornece a classificação do TPP. Quanto maior a classificação do TPP, maior a proteção térmica que um tecido ou composto oferece para o usuário.
O que é tolerância a danos térmicos?
Resposta: A tolerância a danos térmicos é uma medida qualitativa da estabilidade de um tecido após a exposição à chama. Depois que um tecido é exposto à chama, o material se abre, torna-se rígido ou permanece flexível? Os tecidos Nomex® formarão um material flexível quando expostos a chamas; após o resfriamento, o material endurece. Os tecidos com altos níveis de Kevlar® permanecem flexíveis após a exposição à chama.
O que é Nomex® IIIA? É uma fibra ou uma combinação de fibras?
Resposta: O Nomex® IIIA é um tecido feito de uma mistura de fibras com a seguinte composição: 93% Nomex®, 5% Kevlar® para resistência à chama e 2% de fibra antiestática.
O que significa: produtos fabricados de “Nomex® com Kevlar®”?
Resposta: O Nomex® com Kevlar® representa a família dos revestimentos externos fabricados por fabricantes que contêm misturas de alto nível de Kevlar® (50 a 60%). O maior teor de Kevlar® ajuda a aumentar a resistência a cortes e a tolerância a danos térmicos desses tecidos. Exemplos desses materiais no comércio são Advance™, Crusader™ e Fusion™. Agora, alguns fabricantes estão usando o fio de filamento Kevlar®, da mesma forma usada no colete a prova de bala, para fortalecer ainda mais o desempenho dos tecidos.
Quais os benefícios do fio de filamento Kevlar®?
Resposta: Os fios de filamentos são fios contínuos de fibra (em oposição a fios fiados, que são constituídos por pequenos pedaços de fibra prensada que são torcidas juntas). As fibras de filamento tendem a ser mais fortes e têm propriedades de atrito mais baixas do que os fios fiados. Os fios de filamentos são utilizados em revestimentos externos de alta resistência e tecidos de revestimento interno de baixa fricção.
Qual é a diferença entre tecidos coloridos e tecidos tingidos por peça?
Resposta: As fibras coloridas do produtor são coloridas durante o processo de fabricação de fibras, enquanto tecidos tingidos são coloridos depois que o tecido é tecido. As fibras coloridas do produtor geralmente têm melhor estabilidade de cor à exposição à luz e calor. Os produtos tingidos por peça tendem a aparecer em mais tonalidades.
Advance™ e Crusader™ são marcas comerciais da TenCate Protective Fabric
Fusion™ é uma marca comercial da Safety Components.