Nomex® para proteção de laboratório

 
 
 

Nomex® oferece o desempenho térmico para ajudar a manter profissionais em laboratório seguros contra fogos repentinos.

 
 
 

As roupas FR feitas com DuPont™ Nomex® ajudam a minimizar a lesão por queimadura em potencial durante a exposição de curto prazo a chamas e a proporcionar um tempo de escape valioso. Após um incidente fatal no laboratório de uma universidade, o aprendizado com esse evento trágico fez muitos laboratórios de ensino e industriais na América do Norte recorrerem a Nomex® como a solução de EPI preferida deles.

 
 
 
 
 
 

As roupas de trabalho diário feitas das fibras dos equipamentos mais usados, inclusive algodão, náilon e poliéster (individualmente ou misturadas), não foram projetadas para proteger contra um perigo de incêndio e não são roupas FR indicadas para trabalho em laboratório. Se exposto a uma chama, o algodão pode entrar em combustão e continuar queimando, e o náilon e o poliéster podem entrar em combustão, queimar, gotejar e possivelmente aderir à pele do usuário.

Durante o trabalho em um laboratório, é importante entender as exigências e os riscos de segurança antes de escolher a proteção certa. 

Parte de um programa de segurança geral

A maioria das agências regulatórias reconhece que só o EPI não consegue eliminar todos os riscos de lesão. Ele deve fazer parte de um programa de segurança geral. Conforme observado pela OSHA dos EUA no Apêndice B de 29 CFR 1910, Subparte I: "Sozinhos, dispositivos de EPI não devem ser confiáveis para oferecer proteção contra perigos, e sim usados com proteções, controles de engenharia e práticas de manufatura sólidas."

A importância das avaliações de perigo

A OSHA ainda observa em 29 CFR 1910.132 que a escolha do EPI deve se basear em uma avaliação de perigo na área de trabalho. Quando a avaliação de perigo indica o potencial de lesão relacionada ao incêndio, o EPI indicado e apropriado ao laboratório deve ser escolhido. Por exemplo, embora jalecos FR possam ser apropriados quando o risco de incêndio está acima da cintura do usuário, eles talvez não sejam indicados caso a ameaça de incêndio venha de baixo da cintura ou do chão.

Caso um incêndio comece no chão ou próximo das pernas do usuário, as chamas e o ar quente podem subir e entrar por baixo dos jalecos (e das camisas soltas), com uma probabilidade maior de lesão por queimadura de pele caso as roupas de baixo peguem fogo. Em casos assim, a combinação de uma camisa e de calças FR, com a camisa para dentro das calças, ou um macacão FR de peça única, deve ser considerada para proteger as partes superior e inferior do corpo.

Roupas de acordo com os perigos

Caso a avaliação do perigo na área de trabalho chegue à conclusão de que existe uma ameaça de incêndio, roupas feitas de materiais FR, como Nomex® IIIA ou DuPont™ Protera®, devem ser consideradas. Porém, um jaleco FR talvez não ofereça proteção adequada quando comparado com um EPI em estilo roupa, como macacões, calças e camisas (com ambas oferecendo uma proteção mais completa do corpo), ou macacões de proteção química FR (como DuPont™ Tychem® 6000 FR).

As roupas FR ajudam a minimizar a lesão por queimadura em potencial durante a exposição de curto prazo e emergencial a chamas. A maioria das roupas FR foi projetada para dar ao usuário tempo de escapar da área onde ocorreu o incêndio. O equipamento de proteção não consegue evitar todas as lesões por queimadura.

Considerações adicionais

O desempenho de proteção do conjunto de roupas pode ser otimizado pela escolha, pelo cuidado, pela manutenção e pela sobreposição adequados. O EPI FR deve ser limpo e inspecionado regularmente para remover contaminantes inflamáveis e ser reparado segundo as especificações do fabricante. Em situações de alta exposição térmica, as roupas feitas de náilon, poliéster ou polipropileno usadas por baixo do EPI FR podem derreter e aderir à pele. As roupas usadas sob o EPI FR devem ser feitas de materiais não derretíveis para maximizar o desempenho térmico e minimizar o potencial de lesão por queimadura.

 
 
 

Nomex® na segurança do laboratório

Saiba como o sistema da Universidade da Califórnia aumentou a segurança no laboratório com Nomex®.

Explorar