Fibra Nomex® ajuda profissional de refinaria a sobreviver a fogo repentino

 
 
 
Application
Fibra Nomex® ajuda profissional de refinaria a sobreviver ao fogo repentino
Marcas em destaque
DPS_Nomex_Industrial_Refinery
 
 
 

Quando Marvin Staben, um profissional da Colorado Refining Company, vestiu-se para trabalhar em uma manhã de inverno abaixo de zero, ele não tinha ideia de que o macacão e o casaco feitos com DuPont™ Nomex® ajudariam a salvar a vida dele.

Mais tarde, naquela manhã, enquanto se aproximava da extremidade de um tambor horizontal de 5.000 galões, Staben notou uma fagulha de canto de olho. Naquele instante, uma nuvem de vapor inflamável ao redor encontrou uma fonte de combustão desconhecida, envolvendo Staben em chamas.

"Só fechei meus olhos e comecei a correr", ele lembra. "Parei depois de uns cinco passos e abri meus olhos, e tudo que consegui foi me ver envolto todo em chamas." Staben fechou os olhos novamente e continuou correndo.

"Pensei 'quanto mais terei que ir?' Caí de uma vala de umas 15 polegadas e rolei pelo chão até sentir ar fresco."

Outro funcionário viu Staben tentando escapar do fogo e gritou para que ele continuasse rolando. Depois de mais três rolagens, quando Staben já estava a 35 pés do ponto de ignição, o colega de trabalho tirou Staben do fogo.

Embora Staben pudesse ter se queimado de maneira fatal, as únicas lesões foram queimaduras de primeiro e segundo graus no rosto e no pescoço. Ele dá às roupas de proteção feitas com fibra FR Nomex® o crédito por ter salvado a vida dele. Nomex® não queima, nem derrete ou goteja. Elas oferecem uma barreira de proteção entre o fogo e o usuário. Essas características fazem parte da estrutura química da própria fibra, sem aplicação tópica. As opções Nomex® de proteção não podem ser lavadas ou gastas.

Nomex® é usado por profissionais de emergência, do setor elétrico, pilotos de carro de corrida, pessoal militar e profissionais de refinaria. A Colorado Refining tinha uma política de roupas Nomex® obrigatória para todos os funcionários desde 1979.

"Fornecemos a todos os nossos funcionários três pares de macacões, uma jaqueta, um forro de jaqueta costurado e um forro de capacete, tudo feito de Nomex®", afirma Mike Mathews, gerente de segurança da Colorado Refining. "Acreditamos piamente que, se evitasse uma lesão grave, como aconteceu no caso de Marvin Staben, nosso programa Nomex® teria mais do que se pagado."

No momento do acidente dele, Staben estava vestindo todas as roupas da empresa feitas com Nomex® sobre ceroulas térmicas, calças de moletom, uma camisa de flanela e um blusão de moletom de poliéster com capuz, sobre o capacete.

"Posso dizer como estava quente porque todas as roupas, da cintura para baixo, sob o macacão, estavam ensopadas", afirma Staben. "Tinha um par de luvas de borracha no bolso de trás que derreteram totalmente. E o capuz do meu blusão de moletom simplesmente desintegrou. Sumiu."

"Eu me sinto muito sortudo. Minha vida toda poderia ter mudado em poucos segundos", Staben continua. "Sei que, se não estivesse usando Nomex®, provavelmente não estaria aqui hoje."