Normas para proteção contra arco elétrico

 
 
 

Na maioria dos países, existe legislação que estabelece que, sempre que houver riscos à saúde e segurança que não possam ser controlados de outras maneiras, é necessário o uso de EPI. Embora a legislação ofereça orientações sobre procedimentos de segurança elétrica, cada ambiente de trabalho tem seus próprios riscos e, como resultado, os requisitos de EPI podem diferir. Para garantir a segurança elétrica no local de trabalho o tempo todo, uma especificação deve ser exigida para cada cenário de trabalho. Por exemplo, roupas de trabalho comuns não serão suficientes para realizar trabalhos elétricos, quando existe o risco de os trabalhadores serem expostos aos efeitos de um arco elétrico. Abaixo, você encontrará um breve resumo dos requisitos legislativos das duas principais regiões nas quais as normas de arco elétrico são aplicadas.

Nos EUA, a principal regulamentação governamental é a Lei de Segurança e Saúde Ocupacional de 1970, que pode ser encontrada no Capítulo 15 do Título 29 do Código dos EUA (Saúde e Segurança Ocupacional) e prevê o dever geral de os empregadores e funcionários cumprirem esta lei. Além disso, o OSHA 29 CFR 1910.132 (Requisitos Gerais de EPI) estabelece um dever geral de cuidado, que diz que quando houver risco à saúde, os empregadores deverão fornecer treinamento e EPI adequados.

Na Europa, a legislação de EPI está dividida em duas partes. Uma estabelecendo as obrigações dos empregadores e empregados e outra abrangendo a comercialização de EPI na UE.

As Diretivas da UE de Usuários de EPI (89/656) e as respectivas legislações nacionais de EPI (por exemplo, o Regulamento de Equipamentos de Proteção Individual no Trabalho de 2002 no Reino Unido) exigem que, sempre que houver riscos à saúde e à segurança, que não possam ser controlados de outras maneiras, o uso de EPI é necessário. A responsabilidade pelo fornecimento de tais equipamentos recai sobre o empregador ou o trabalhador autônomo.

Os regulamentos de EPI também exigem que o EPI:

  • seja adequadamente avaliado antes do uso para garantir que seja adequado à finalidade
  • tenha manutenção e armazenamento adequados
  • seja fornecido com instruções sobre como usá-lo com segurança
  • seja usado corretamente pelos funcionários

Além disso, todos os EPI adquiridos devem ter a marcação 'CE' (ver Fig. 1). A marcação CE indica que o EPI cumpre os requisitos essenciais relevantes de saúde e segurança da legislação em matéria de EPI (seja a atual Diretiva 89/686 até 20 de abril de 2019 ou o Regulamento 2016/425 após 21 de abril de 2018). Ao analisar especificamente os EPI das categorias II e III, a marcação CE também indica que o EPI foi testado e certificado por um organismo notificado independente.

Normas aplicáveis para roupas de proteção contra efeito de arco elétrico

Existem dois conjuntos principais de normas que podem ser usadas para garantir que as roupas de proteção contra arco cumpram os requisitos legais: Normas ASTM e IEC.

Ela define a gravidade do arco elétrico à distância do trabalhador a partir do arco elétrico. 1,2cal/cm2 aplicada na pele por 1 segundo resulta aproximadamente no limiar de energia para o início de queimaduras de segundo grau.

 
 
 

                                               

ASTM / NFPA

IEC

Scope

Países com (ou trabalhando em) diretrizes e legislação regionais/nacionais específicas referentes às normas NFPA e ASTM

Países com (ou trabalhando em) diretrizes e legislação regionais/nacionais específicas que se referem diretamente às normas IEC e/ou normas regionais/nacionais baseadas nas normas IEC (por exemplo, normas EN)

Estrutura para a avaliação de perigos

Avaliação de risco e seleção de EPI de arco elétrico de acordo com a NFPA 70E ou IEEE 1584

IEEE 1584 é uma opção para cálculo de risco

Métodos de teste de roupas produzidas para proteção contra riscos de arco elétrico                                                

Desempenho de proteção avaliado pelo "teste de arco aberto"


ASTM F1959/F1959M (para tecidos) 

ASTM F2621 (para roupas

Comumente chamado de "teste de arco aberto".


ASTM F1959/F1959M: para determinar a classificação do arco do material da roupa, que será igual a ATPV ou EBT, o que for menor.

 

 


 


 

 

ASTM F2621: para avaliar a integridade da roupa quando exposta a uma quantidade de energia incidente igual à classificação do arco do material da roupa

 

Desempenho de proteção avaliado por "teste de arco aberto" e/ou "teste de caixa"


IEC 61482-1-1 (idêntico à norma regional da UE EN 61482-1-1)

Comumente chamado de "teste de arco aberto".

 

Método A: para determinar a classificação do arco do material da roupa, que será igual a ATPV ou EBT50, o que for menor.

Nota: Com a norma revisada esperada para 2018, a ELIM será adicionada como uma das possíveis classificações de arco.

Ver a Nota 1 abaixo da tabela

 


Incident Energy amount equal to the arc rating of the clothing material.

See Note 1 below table

 


IEC 61482-1-2 (idêntico à norma regional da UE EN 61482-1-2): Método de teste para tecidos e roupas.

Comumente chamado de "teste de caixa".

Com o objetivo de simular dois níveis de um cenário de exposição específico.

Proteção contra arco elétrico (ou teste de caixa)
Classe 1:
 atribuída ao material da roupa e à roupa, se ambos passarem nos critérios de desempenho no nível mais baixo de exposição a arcos elétricos.

Proteção contra arco elétrico (ou teste de caixa)
Classe 2:
atribuída ao material da roupa e à roupa, se ambos passarem nos critérios de desempenho no nível mais alto de exposição a arcos elétricos.

Ver a Nota 2 abaixo da tabela

Como identificar roupas de proteção contra arco elétrico

As roupas em conformidade com a norma ASTM F 1506 podem ser identificadas pelo valor atribuído à classificação de arco cal/cm2 (ATPV ou EBT - o que for menor) na etiqueta.

Ver a Nota 4 abaixo da tabela

As roupas em conformidade com a IEC 61482-2 podem ser identificadas pelo pictograma abaixo (encontrado na etiqueta), pelo valor atribuído à classificação do arco (ATPV ou EBT50 - o que for menor) fornecido em unidades de cal/cm2 e/ou pela classe de proteção contra arco (“teste de caixa”).

 

IEC 61482-2

Nota: O pictograma de trabalho em campo acima é substituído e, na edição de 2018 da IEC 61482-2, pelo novo pictograma abaixo:

ATPV e/ou EBT50 (cal/cm2) e/ou Teste de Caixa Classes 1 ou 2

Nota: Com a norma revisada esperada para 2018, a ELIM (cal/cm2) será adicionada como uma das possíveis classificações de arco.

Ver as Notas 3 e 4 abaixo da tabela

 

Nota 1: Os valores de classificação do arco – ATPV, EBT//EBT50 e o futuro ELIM determinado pelo método de teste de arco aberto – permitem uma boa diferenciação entre o desempenho de proteção térmica do arco de diferentes materiais e roupas. Isso, por sua vez, permite que a seleção de roupas de proteção contra arco corresponda especificamente com o nível de proteção determinado e exigido pela avaliação de riscos (IEEE1584).

Nota 2: Os métodos de teste de caixa agrupam apenas materiais e roupas diferentes em duas classes de desempenho térmico de arco. Existem muitos cenários em que as roupas de proteção de classe 2 não fornecem proteção suficiente contra o arco para o trabalhar em equipamentos elétricos energizados ou próximos a eles. Além disso, o procedimento de avaliação de risco comumente usado (IEEE 1584) não pode ser vinculado às duas classes de desempenho térmico do arco.

Um erro comum às vezes cometido é dizer que um tecido ou peça de classe 1 + classe 1 é um tecido ou peça de classe 2. Em muitos casos, Classe 1 + Classe 1 ≠ Classe 2. Além disso, não há tecido ou roupa de Classe 3.

Nota 3: Materiais ou roupas da mesma classe de proteção contra arco nem sempre oferecem o mesmo nível de proteção térmica contra arco. Dois materiais diferentes podem ser de Classe 2 de proteção contra arco, mas um pode ter uma classificação de arco mais alta (ATPV ou EBT50). O método de teste de caixa não permite a diferenciação completa entre o desempenho de proteção térmica do arco de diferentes materiais ou roupas.

Nota 4: Para a maioria dos materiais e roupas, os valores de ATPV e EBT determinados pela ASTM F1959/F1959M e os valores de ATPV e EBT50 determinados pela IEC 61482-1-1 podem ser considerados idênticos dentro da incerteza inerente do método de teste.

 
 
 

O que é o arco elétrico?

Saiba mais sobre um dos riscos elétricos mais graves e menos compreendidos.

Explorar
 
 
 

Arc-Man®

Veja como as roupas resistentes a chamas se comportam sob várias condições de teste e a lesão por queimadura prevista associada a cada uma. 

Explore