O arco elétrico é um dos riscos elétricos mais graves e menos compreendidos. Um arco elétrico (às vezes chamado de "electrical flashover") é uma descarga elétrica contínua de alta corrente que flui através de um espaço de ar entre condutores. Isso gera uma luz ultravioleta muito brilhante, além de calor intenso. Um arco elétrico é normalmente causado por um curto-circuito. Às vezes, ocorre devido a uma falha técnica do equipamento elétrico (por exemplo, instalação inadequada, poeira, corrosão, impurezas da superfície e às vezes simplesmente por causa do desgaste normal). No entanto, na maioria dos casos, curtos-circuitos são o resultado de um erro humano (por exemplo, causado por um trabalhador tocando uma sonda de teste na superfície errada ou com uma ferramenta escorregada).
QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS DO ARCO ELÉTRICO?
Dependendo da gravidade do arco elétrico, da função da corrente do arco e da duração do arco, e dependendo da distância do arco, ele pode levar a:
As consequências para as pessoas que trabalham em equipamentos elétricos energizados ou próximas a eles dependerão principalmente da quantidade de energia incidente recebida na superfície do corpo, o que depende da distância do arco. A principal preocupação para a pessoa exposta é a queimadura na pele.
QUANDO OCORRE UM ARCO ELÉTRICO?
O arco elétrico pode ocorrer quando equipamento elétrico estiver ativo. Durante a manutenção ou o reparo, se por algum motivo o equipamento não estiver "descarregado", poderá ocorrer um arco elétrico.
Veja como o Nomex<sup>®</sup> pode salvar as vidas dos trabalhadores expostos aos efeitos do arco elétrico
Arc-Man®
Veja como as roupas resistentes a chamas se comportam sob várias condições de teste e a lesão por queimadura prevista associada a cada uma.
Metodologia 4P para avaliação de risco de arco elétrico
Ao adotar uma abordagem holística para o risco e a proteção contra o arco elétrico, a metodologia 4P simplifica a avaliação de riscos em quatro etapas.
Padrão de proteção contra arco elétrico
Veja como as marcas CE, normas e regulamentações são critérios importantes quando se escolhe equipamentos de proteção individual.