A metodologia 4P para avaliação de risco de arco elétrico

/
 
 
 

Ao adotar uma abordagem holística para o risco e a proteção contra o arco elétrico, a metodologia 4P simplifica a avaliação de riscos em quatro etapas:

  • Prever a gravidade do arco elétrico
  • Prevenir danos através da mitigação de perigos
  • Proteger os trabalhadores contra os riscos residuais
  • Publicar resultados

Com a mitigação de riscos - e a redução de riscos - implementada, qualquer risco residual de ferimento em indivíduos pode ser mitigado com o EPI. Por fim, os resultados podem ser publicados para informar o comportamento e orientar o uso de EPI.

 
 
 

Avaliação de risco de arco elétrico

PARÂMETROS RESULTANTES DA AVALIAÇÃO DA GRAVIDADE

Os resultados da avaliação de risco de arco elétrico são geralmente dados pelos dois parâmetros a seguir: Energia do incidente e Limite do arco elétrico.

Energia do incidente

Energia de incidente (kJ/m2 ou cal/cm2) é a energia térmica resultante de um arco elétrico, medida em uma área de superfície a uma distância especificada do arco elétrico.

Ela define a gravidade do arco elétrico à distância do trabalhador a partir do arco elétrico. 1,2cal/cm2 aplicada na pele por 1 segundo resulta aproximadamente no limiar de energia para o início de queimaduras de segundo grau.

Limite do arco elétrico

“O limite dentro do qual uma pessoa pode ter uma queimadura de segundo grau de um incidente de arco elétrico”. (IEEE 1584)

Prevenção de risco de arco elétrico

PREVENÇÃO DE EFEITOS TÉRMICOS COM MITIGAÇÃO DE PERIGOS E REDUÇÃO DE RISCOS

A melhor prática para prevenir os efeitos térmicos do arco elétrico é mitigar os perigos e reduzir os riscos. Isso pode ser feito de várias maneiras.

Mitigação de perigos

Avalie se existem alternativas mais seguras que podem ser usadas para substituir equipamentos elétricos potencialmente perigosos.

Quando o trabalho em campo está sendo realizado, você pode mudar as configurações de proteção para oferecer maior proteção para o trabalhador.

Você recalculou o perigo em todas as condições?

Redução de riscos

Selecionar o equipamento elétrico mais confiável disponível

Levar em conta fatores humanos e garantir que trabalhadores e contratados:

  • estejam cientes dos perigos
  • sejam treinados e competentes
  • tenham responsabilidades claramente definidas
  • tenham procedimentos claros de intervenção.

Veja por que pode ser eficaz implementar medidas de mitigação de perigos.

Equipamento de Proteção Individual contra Arco Elétrico

O EPI de arco elétrico se destina a trabalhos elétricos, onde há risco de o trabalhador ser exposto aos efeitos de um arco elétrico, por exemplo, ao realizar trabalhos em painéis elétricos.

MAPEAMENTO E PROTEÇÃO CONTRA RISCO DE ARCO ELÉTRICO RESIDUAL

Uma vez que todas as medidas práticas possíveis estejam em vigor para mitigar os perigos, qualquer risco residual no local de trabalho deve ser mapeado. O nível de risco pode ser avaliado considerando:

  • energia potencial do arco elétrico
  • duração do trabalho realizado
  • distância entre o trabalhador e o arco elétrico
  • frequência de trabalho

O risco residual pode ser mitigado usando a combinação ideal de EPI de arco elétrico para::

  • Corpo
  • Mãos
  • Cabeça
  • Olhos
  • Rosto

Equipamento de proteção individual ideal para arco elétrico

Todo EPI de arco elétrico deve estar em conformidade com a legislação local, além das normas internacionais ou nacionais relevantes. Uma ampla gama de EPI de arco elétrico está disponível para proteger os trabalhadores desde a cabeça até os pés, evitando lesões a todo custo:

Proteção para o corpo:

As roupas de proteção contra arco elétrico (às vezes chamadas de “roupas de proteção contra arco”, “roupa para arco elétrico”, “roupa para arco” ou “roupa para eletricidade”) podem ser colocadas em camadas para fornecer proteção mecânica, térmica e química adicional. Camadas leves e confortáveis podem oferecer um nível relevante de proteção, garantindo que os movimentos do trabalhador não sejam restritos.

Os sistemas de camada única e multicamadas podem incluir várias roupas, incluindo:

  • camisas
  • camisas polo,
  • moletons
  • jaquetas
  • calças
  • macacões
  • jaquetas e calças multicamadas
  • equipamento de alta visibilidade/mau tempo
  • roupas multicamadas para uso de curta duração quando lidar com riscos de alto nível de energia do incidente
  • roupa interior (que não derrete), para fornecer proteção adicional contra o calor

Cada item do sistema de vestuário (por exemplo, jaqueta com camisa) deve ser resistente a chamas; embora não seja necessário que cada item tenha uma classificação de arco, o sistema de vestuário como um todo deve ter uma classificação de arco. O sistema de vestuário também deve ter uma marcação mostrando o valor da sua classificação de arco, ou seja, o valor do seu desempenho de proteção contra arco elétrico.

Nota: Os termos “roupa resistente a arco elétrico” ou “roupa à prova de arco elétrico” às vezes usados são um pouco enganadores, pois todas as roupas de proteção contra arco elétrico serão danificadas por um arco elétrico suficientemente forte e, em qualquer caso, serão descartadas uma vez expostas a um arco elétrico.

Proteção para as mãos:

As luvas de arco elétrico ou os sistemas de luvas são certificados para proteção contra o calor de um arco elétrico. Geralmente, para tarefas de trabalho em campo, combina-se com luvas isolantes para fornecer proteção adicional contra choque elétrico em caso de contato acidental com condutores energizados; nesse caso, as luvas de arco elétrico também devem ser isoladas ou combinadas com luvas isolantes em um sistema de luvas de arco elétrico.

Proteção para os olhos, rosto e cabeça:

A proteção contra arco elétrico nos olhos, rosto e cabeça evitará queimaduras na pele causadas pelo calor de um arco elétrico. Os óculos de proteção contra arco elétrico, uma viseira de arco elétrico e/ou uma proteção facial também podem proteger os olhos contra a luz brilhante e a radiação UV e IR, enquanto permitem uma boa visão sem distorções e um bom reconhecimento de cores.

Publicar – Informações e Treinamento

COMPARTILHANDO INFORMAÇÕES DENTRO DE SUA ORGANIZAÇÃO

As informações coletadas com relação à avaliação de risco só têm valor prático quando compartilhadas em sua organização. Portanto, você deve registrar detalhes de todos os equipamentos elétricos relevantes em suas instalações e o cálculo de riscos.

Quando relevante, o equipamento deve ser claramente rotulado com seu risco de perigo e instruções escritas precisas fornecidas para cada trabalho e local de trabalho.

Também é essencial que qualquer pessoa que trabalhe com equipamentos elétricos ou esteja perto deles seja totalmente treinada em práticas de trabalho seguras.

 
 
 

O que é o arco elétrico?

Saiba mais sobre um dos riscos elétricos mais graves e menos compreendidos.

Explorar
 
 
 

Arc-Man®

Veja como as roupas resistentes a chamas se comportam sob várias condições de teste e a lesão por queimadura prevista associada a cada uma. 

Explore
 
 
 

Padrão de proteção contra arco elétrico

Veja como as marcas CE, normas e regulamentações são critérios importantes quando se escolhe equipamentos de proteção individual.

Explorar